Saúde e Bem-estar

Trinta e três pessoas são internadas com Covid-19 em 24 horas, em Roraima

Informação é da Secretaria Estadual de Saúde. Por outro lado, nove pacientes foram liberados nos hospitais públicos do estado

O número de internados com Covid-19 em todos os tipos de leitos públicos hospitalares de Roraima subiu de 122 para 155 em 24 horas. A informação é do último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), divulgado nessa quinta-feira (20).

+LEIA MAIS: 626 novos casos de Covid-19 são confirmados em Roraima

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Roraima (HGR), que recebe pacientes graves da doença, no entanto, registrou queda no total de leitos ocupados em 24 horas: de 18 para 17. A taxa de ocupação na unidade, que possui 27 leitos desse tipo, agora é de 63%.

Por outro lado, no Hospital Estadual de Retaguarda Covid-19 (HERC), em apenas um dia, subiu de 66 para 81 o número de pacientes em leitos de enfermaria, que recebe casos mais estáveis da doença. Considerando os 90 disponíveis na unidade, a ocupação chegou a 90%. Por sua vez, dos 12 respiradores mecânicos, quatro seguem ocupados (33%).

Os números também subiram na Maternidade, que em 24 horas registrou aumento de cinco para sete o total de pacientes em leitos de enfermaria adultos, que totalizam 16 na unidade – taxa de ocupação agora é de 44%. Permaneceu estável o total de leitos clínicos para crianças e recém-nascidos ocupados: são dois dentre os 16 disponíveis (13% de ocupação). Inalterado também está o número de leitos de UTI para crianças e recém-nascidos ocupados: dois entre os nove disponíveis (22%).

No Hospital da Criança Santo Antônio, conforme a última atualização, de terça (18), os cinco leitos de UTI para crianças e recém-nascidos estão vazios, enquanto nos clínicos a ocupação ocorre em 25 dos 49 (51%).

Em Rorainópolis, Sul de Roraima, o Hospital Ottomar de Souza Pinto completou 30 dias em que os 11 leitos clínicos para Covid estão vazios.

Nove pacientes liberados nos hospitais

Setenta e nove pessoas foram consideradas recuperadas da doença nessa quinta, totalizando agora 127.180 o total geral de recuperações na pandemia em Roraima. Entre elas, estão nove pacientes que receberam alta hospitalar após vencerem a Covid-19, sendo três no HGR e seis no HERC, subindo para 4.252 o total de recuperações só em hospitais públicos no estado.