Saúde e Bem-estar

Uso excessivo do celular causa dores no pescoço, cabeça e ombros

Fisioterapeuta reforça que uma boa postura é essencial para a saúde, independentemente da idade

Nos últimos anos, com a chegada de novas tecnologias, as pessoas têm cada vez mais utilizado os celulares. Muitos desses internautas. Sobre esse hábito, os especialistas alertam para os prejuízos que isso pode causar para a saúde.

O fisioterapeuta Ronaldo da Silva reforça que uma boa postura é essencial para a saúde, independentemente da idade. 

Entretanto, o especialista frisa que entre os jovens a postura tem sido cada vez mais comprometida pelo uso excessivo do celular e que é preciso ficar atento para evitar problemas ortopédicos

“Não inclinamos a cabeça para frente e para trás somente por causa da tecnologia. Mas, hoje em dia, a maioria das pessoas passam mais tempo olhando para baixo na direção de uma tela, e quanto mais você inclina o pescoço, mais pressão você acaba fazendo sobre sua coluna”, alerta o fisioterapeuta.

Outro alerta do fisioterapeuta é sobre o uso constante dos aparelhos tecnológicos durante a pandemia do covid-19.

“Os jovens usam os aparelhos na hora de estudar, se comunicar e se entreter dentro de casa. As crianças e jovens têm sofrido cada vez mais com dores na coluna”.

“Ultimamente temos ouvido falar da geração de pescoço ou da cabeça caída, por conta das crianças que desde pequenas fazerem o uso de eletrônicos portáteis. Essas crianças são acostumadas a ficar com a região cervical caída, ou seja, a cabeça caída em direção ao colo ou um pouco mais para baixo”, destaca o fisioterapeuta.

Segundo Silva, grande parte dos desvios posturais começa ainda nessa fase de vida e, com o tempo, crianças e jovens passam a ter dores na região do pescoço, na cintura escapular, nos ombros e parte posterior da cabeça. 

“A falta de atividade física prejudica ainda mais esse quadro, além disso, é importante evitar ficar muito tempo na mesma posição. O recomendado é fazer exercícios de fortalecimento para manter uma postura melhor, sem que haja tanta sobrecarga e compensações para fazer as atividades diárias”, ressalta.

O profissional esclarece que para cada meia hora no computador é recomendado o mesmo tempo também de atividade física e o ideal é que a tela esteja na mesma altura do campo visual, ou seja, a cabeça em uma posição neutra, não sendo forçada para baixo.

“Sempre que um amigo ou parente estiver sem postura, vale a pena chamar a atenção dele para a correção postural. Isso é quase uma prova de amor, reforçando que manter uma boa postura faz bem para a saúde”, recomenda o fisioterapeuta.

Núcleo de Ações Programáticas da Saúde do Adolescente Jovem –  Em Roraima, o Napsaj (Núcleo de Ações Programáticas da Saúde do Adolescente Jovem) realiza o monitoramento de indicadores para a promoção do cuidado integral à saúde do jovem e do adolescente, entre eles, a redução da gravidez na adolescência na faixa etária de 10 a 19 anos.

“É importante promover ações que garantam a aplicabilidade na prática da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens e, nesse sentido, temos mantido contato com todos os municípios, auxiliando e monitorando as atividades executadas com o objetivo de promover maior atenção à saúde para este grupo”, complementa a gerente em exercício do Napsaj, Mária Cruz.