Saúde e Bem-estar

Vacinação contra o Sarampo começa segunda-feira

Foco são crianças de 6 meses a 4 anos e adultos de 20 a 29 anos

Em parceria com os governos estaduais, distrital e municipais, o Ministério da Saúde inicia, na próxima segunda-feira (7), a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Na primeira fase, que vai até o dia 25 de outubro, o público-alvo serão as crianças com idade entre 6 meses e 4 anos e 29 dias.

A segunda etapa, de 18 a 30 de novembro, terá foco na população com idade entre 20 e 29 anos. O Ministério da Saúde justificou que a prioridade desse grupo se dá porque, como provavelmente não receberam a segunda dose da vacina, seus filhos acabam apresentando um sistema imunológico mais vulnerável à doença. Além dos dois períodos, a campanha também destaca o dia 19 de outubro como o Dia D, para mobilização nacional.

A vacinação ocorrerá em todas as salas de vacina do Município de Boa Vista, de acordo com o horário de funcionamento de cada unidade, inclusive as que atendem com horário estendido até a meia noite.

A vacinação vai acontecer de forma seletiva, ou seja, quem já estiver com o esquema completo de acordo com a idade e calendário nacional de vacinação não precisará tomar a vacina. O coordenador municipal de Imunização, Romildo Azevedo, explica como ocorrerá.

“Aquelas crianças e adultos que não tiverem comprovação de doses em seu cartão vão tomar a vacina, nós vamos aproveitar esse período de campanha para atualizar também os cartões de vacina das crianças. Todas as nossas unidades estarão com as doses de vacina e, no dia D, vamos funcionar com 21 pontos de vacinação, inclusive em bairros onde não têm unidades de saúde. É importante que todos os pais levem seus filhos até uma unidade”, enfatizou.

Dia “D” (19 de outubro) – Serão abertas 21 unidades básicas de saúde, três escolas municipais e dois pontos estratégicos na área do Pedra Pintada e João de Barro. Neste dia, a vacinação ocorrerá das 8h às 17h ininterruptamente em todos esses locais.