Saúde e Bem-estar

Vacinação contra o sarampo ocorrerá em pontos estratégicos

Nesta sexta-feira, 28, as equipes estiveram em escolas e igrejas

A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua intensificando as ações de vacinação contra o sarampo na capital. Além dos postos de saúde, vários locais estratégicos estão recebendo as equipes de vacinadores para imunizar a população. Na manhã desta sexta-feira, a ação aconteceu na Escola Municipal Dalício Faria Filho e na Igreja Quadrangular, ambas no bairro Santa Tereza.

Esse reforço na imunização está acontecendo em parceria com igrejas, escolas, comércios e associações, ou seja, as equipes de Saúde da Família estão indo também ao encontro da população. O coordenador de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Romildo Azevedo, destacou que Boa Vista, por ser a capital da primeira infância, aderiu de forma abrangente a estratégia.


“Todos os nossos profissionais da estratégia Saúde da Família estão levando as vacinas o mais próximo possível da comunidade, principalmente nos locais onde não tem UBS ou sala de vacina. É importante ressaltar que a vacina que está sendo oferecida é a tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola. Basta procurar uma de nossas unidades ou pontos de vacinação com o cartão de vacina. A melhor forma de proteção é a vacinação”, frisou.

O taxista Francisco dos Santos aproveitou a oportunidade e também foi se vacinar contra o sarampo. “Meus filhos estudam aqui na Escola Dalício Farias, então eu e minha esposa aproveitamos para tomar a vacina também. Acho a iniciativa muito positiva, é um trabalho eficiente que, com certeza, dá bons resultados”, frisou.

Simultaneamente à ação no Santa Tereza, às equipes estiveram na Escola Frei Artur, no São Vicente pela manhã, na Escola Municipal Maria de Fátima, com atendimento da Unidade Básica de Saúde Luciano Galdino, pela manhã e tarde e na Escola Carlos Casadio, no bairro Centenário, no período da manhã e continuando os atendimentos à tarde.

Os próximos atendimentos acontecem de 3 a 7 de março, na Unidade Básica de Saúde do Jardim Floresta, das 8h as 12h e das 14h às 18h; no dia 4 de março na Escola Municipal José Arnóbio, no período da manhã e da tarde; e nos dias 10/03, a partir das 8h30, e 12/03 pela manhã e a tarde na Escola Estadual Antônio Ferreira e na Escola Martinha Thury. No dia 11/03, a população pode procurar a Escola Estadual Caranã, manhã e tarde.

Campanha Nacional – A campanha de vacinação contra o sarampo é uma estratégia do Ministério da Saúde para resgatar todas as pessoas que não tem comprovação vacinal, bem como conter a transmissão do vírus e alcançar a cobertura vacinal que é de 95%. O público-alvo da campanha são crianças a partir dos 5 anos até 19 anos, porém pessoas fora dessa faixa etária também podem procurar tanto as unidades básicas de saúde, quanto os pontos estratégicos onde se encontram as equipes de vacinação.