Saúde e Bem-estar

Vacinação é a principal medida de prevenção contra a hepatite B

A Hepatite B não tem cura, mas tem vacina contra essa infecção

No dia 28 de julho acontece um movimento mundial de luta contra as Hepatites Virais, ação que institui a campanha Julho Amarelo, onde são promovidas diversas ações relacionadas a luta contra a doença. A vacinação também é a principal medida de prevenção contra a hepatite B. 

Na capital, são disponibilizados a vacina em todas as UBS, para todas as pessoas independente da idade. Atualmente, o município disponibiliza testes rápidos para detecção precoce da Infeção por hepatites virais em todas as unidades básicas de saúde, exceto as que atendem casos exclusivos de Covid-19.

 “Caso a pessoa não seja vacinada ou não tenha feito as três doses da vacina, procure uma unidade básica mais perto de casa e complete o esquema”, explica a coordenadora municipal de IST´s/Aids, Yolanda Pino.

 Outra forma de prevenção é o uso de preservativo em todas as relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, confecção de tatuagem e colocação de piercings.

O Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica abastece todas as unidades do município constantemente de preservativos femininos e masculinos, além das organizações não-governamentais (ONGs) e instituições de ensino e empresas que sempre solicitam.

A testagem das mulheres grávidas ou com intenção de engravidar também é fundamental para prevenir a transmissão da mãe para o bebê. As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas e nem sempre apresentam sintomas. Grande parte das pessoas desconhece ter a infecção.

Isso faz com que a doença possa evoluir por décadas sem o devido diagnóstico. O avanço da infecção compromete o fígado, sendo causa de fibrose avançada ou de cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e à necessidade de transplante do órgão.

A Hepatite B não tem cura, mas tem vacina contra essa infecção. Já a Hepatite C não dispõe de uma vacina que confira proteção. Contudo, há medicamentos que permitem sua cura.

Dados:

2020: 81 casos – 2 (vírus A), 67 (Vírus B), 11 (Vírus C), 1 (Vírus A+B) 

2021: 38 casos – 1 (Vírus A), 37 (Vírus B)

Publicidade