Saúde e Bem-estar

Nova variante do coronavírus é identificada em Roraima

O caso vinha sendo monitorado desde que a paciente procurou o Hospital Geral de Roraima no dia 19 de setembro, tendo coletado amostra biológica para realização de exame da covid-19 pelo método RT – PCR em tempo real, com sintomas da doença

A variante de interesse (VOI) – Mu, foi identificada em Roraima em um paciente do sexo feminino, de 31 anos.

O caso vinha sendo monitorado desde que ela procurou o Hospital Geral de Roraima (HGR) no dia 19 de setembro, tendo coletado amostra biológica para realização de exame da covid-19 pelo método RT – PCR em tempo real com sintomas da doença. No dia seguinte, a paciente procurou a Unidade de Saúde Básica destinada ao atendimento de coronavírus, Mariano de Andrade, em Boa Vista, onde realizou o teste rápido para detecção de antígeno, com resultado positivo.

Osa dados foram encaminhados ao Laboratório Central de Roraima (Lacen) que posteriormente enviou amostra para a Rede Gisaid no Amazonas, a fim de verificar a genotipagem, tendo a confirmação da variante.

A paciente é de origem do município de Cantá. Conforme um comunicado de risco emitido pelo Governo de Roraima alertado sobre o caso, a vigilância local de Cantá foi toda orientada para o desenvolvimento imediato de ações de vigilância.

O comunicado destaca que neste momento é Importante reforçar as ações de vacinação da população com objetivo de elevar a cobertura vacinal contra covi-19 em todo o estado, de modo que os municípios atuem de forma a garantir a intensificação da vacinação.

A Covid-19 é a maior pandemia da história recente da humanidade causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

A Prefeitura Municipal de Bonfim, também emitiu comunicando de risco, alertado a população para os cuidados e a importância da imunização.