Saúde e Bem-estar

Vereadores impedem a retirada de ventiladores do hospital regional

A Sesau informou, em nota, que quatro ventiladores foram realocados para o HGR, uma vez que tais equipamentos são utilizados em um ambiente de UTI.

Nesta terça-feira (19), vereadores de Rorainópolis e integrantes do Conselho Municipal de Saúde impediram a retirada de cinco ventiladores pulmonares do Hospital Regional Ottomar Pinto pela Sesau (Secretaria de Estado da Saúde de Roraima).

Os parlamentares Adriano Souza, Cristiane, Marcinho, Franciele Novo, Edy Ramos e Carlinhos da Delícia receberam a denúncia, que segundo eles, veio em um momento de grande necessidade dos equipamentos, devido ao aumento de casos da COVID-19 no município.

“Solicitamos que o Governo do Estado dê ainda mais atenção e demande profissionais de saúde e medicamentos para que esses ventiladores possam atender nossa população, uma vez que 100% dos leitos pra COVID-19 já estão ocupados aqui em Rorainópolis”, destacou o vereador Marcinho.

OUTRO LADO

A Secretaria de Saúde informa que diante do atual cenário da pandemia causada pela covid-19 faz-se necessária a reorganização do fluxo de atendimento nas Unidades Hospitalares que integram a rede estadual de saúde.

Nesse sentido foram realocados quatro ventiladores grandes do Hospital Regional Ottomar de Souza Pinto, no município de Rorainópolis, para o HGR, uma vez que tais equipamentos são utilizados em um ambiente de UTI.

A Secretaria de Saúde ressalta que o Hospital de Rorainópolis continua com a estrutura necessária para atender os pacientes acometidos pela COVID1919,  pois continua com uma sala de tratamento semi-intensivo contando com 3 bombas de infusão, 4 monitores multiparâmetros e 4 ventiladores de transporte.

A gestão ressalta que a mudança não compromete o atendimento de pacientes acometidos pela covid-19, uma vez que ao necessitar dos serviços o paciente recebe o atendimento inicial na sala de tratamento semi intensivo em Rorainópolis e é acompanhado até que seja alcançada a estabilização do quadro de saúde. Se o paciente evoluir para necessidade de UTI é transferido imediatamente para o HGR, que é a unidade de referência para o tratamento da COVID-19.