Política

SESP quer implantar boletim policial eletrônico

Com a ferramenta, população poderia realizar o boletim da segurança da sua própria casa, além de diminuir tempo de espera e economizar gastos com papel

Um dos desafios da nova gestão será combater o aumento da criminalidade e sensação de insegurança da população em Roraima, crescente nos últimos anos. Uma das práticas pensadas para facilitar o processo de registro de ocorrências e diminuir o risco de impunidade é a implantação do boletim eletrônico em Roraima.

A medida foi sugerida pelo novo titular da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-RR), o delegado Márcio Amorim. Para o secretário, a implantação de um boletim eletrônico de ocorrência deixaria o processo mais fácil de ser executado, promoveria economia de tempo dos policiais e de papéis, além de auxiliar aqueles que não têm condições de ir até uma delegacia.

A prática do boletim eletrônico já é executada em alguns outros Estados, como em São Paulo, Ceará e Paraná. Nessas localidades, o boletim eletrônico é adotado nos casos não muito complexos, tipo de roubo de veículos ou perda de documentos. Aqueles mais graves, onde houve agressão física, por exemplo, seriam registrados da forma de costume. “O cidadão poderá fazer o boletim de ocorrência da sua casa, nos casos que lhe competem, sendo os casos os menos graves”, ressaltou Amorim.

OUTRAS MEDIDAS – A instalação do boletim eletrônico faz parte da nova política de Governo do Estado, com redução de custos. Outras práticas que devem ser adotadas, segundo Amorim, são o reforço dos plantões policiais, policiamento ostensivo da Polícia Militar e o combate ao tráfico de drogas, de armas e organizações criminosas, além dos crimes de lavagem de dinheiro, os chamados crimes de ‘colarinho branco’.

A integração das forças do Estado e um plano estadual de segurança, coerente com o modelo executado pelo Governo Federal, também estão entre os planos da nova gestão.

“A Secretaria de Segurança Pública buscará de forma incansável a integração real da Polícia Civil, da Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros nas ações que lhe competem. A Sesp também será agente de reprodução da nova política nacional de segurança pública do novo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL)”, completou Amorim.

Para manter a ideia coesa, a equipe do Sesp-RR estará em Brasília ainda este mês para fazer reuniões técnicas no sentido de trazer informações e também de trazer os recursos do Governo Federal.

“Roraima está realmente sobre uma grave crise financeira, então, é mais um motivo para sermos diligentes com os projetos e convênios federais. Devemos acessar esses recursos e trazer melhorias aos profissionais de segurança que trabalham na área e também para a população, que é a principal destinatária dos serviços”, frisou o secretário. (P.C.)