Saúde e Bem-estar

Saiba quais alimentos devem ser evitados por pacientes com diabetes

Pacientes com diabetes podem comer pão de glúten, centeio, integral ou as torradas? Saiba mais.

Ao controlar o diabetes adequadamente, o paciente pode prevenir ou adiar as complicações impostas pela doença. Segundo o médico endocrinologista Cesar Penna, condições associadas ao diabetes causam mais mortes do que o câncer de mama e a Aids, juntas. 

“Duas em cada três pessoas com diabetes morrem em função de problemas cardiovasculares ou derrame. As dúvidas mais comuns, são referentes a dieta dos pacientes diabéticos, alguns alimentos precisam ser evitados além de uma boa alimentação,  as atividades físicas são indicadas para prevenir as sequelas da diabetes” disse.

Mitos e Verdades.

Substituir o mel pelo açúcar é o mais indicado?

O mel também contém sacarose (açúcar) e, portanto, não deve ser utilizado pela pessoa portadora de Diabetes.

Pacientes com diabetes podem comer pão de glúten, centeio, integral ou as torradas?

Não. Como qualquer outro tipo de pão, por conter amido, que se transformará em açúcar no sangue, não podendo ser usados à vontade. Podem ser consumidos, porém em pequenas quantidades.

Massas e pão fresco podem fazer parte da dieta do diabético?

Estes alimentos tem composição semelhante à do arroz e à da batata e, portanto, podem ser consumidos. Basta observar a equivalência deles, fazendo a substituição indicada.

Diabéticos podem consumir água tônica e sucos industrializados?

Não. Ela é considerada um refrigerante, e como tal, contém açúcar. Não devemos nos enganar com o sabor amargo. Esses líquidos são dados como mais saudáveis mascarando o açúcar presente na bebida.

Os produtos dietéticos podem ser utilizados à vontade?

Não. Os produtos dietéticos não contém açúcar, porém são compostos por outras substâncias que tem calorias e que também devem ser controladas pelos pacientes. O produto dietético pode ser consumido como uma sobremesa, com moderação, verificando sempre o rótulo da embalagem.

As frutas podem ser consumidas à vontade?

Não. Frutas mais doces devem ser consumidas de acordo com as quantidades permitidas no cardápio diário, pois o produto final do metabolismo da frutose é a glicose.

O chocolate dietético pode ser utilizado pelo diabético?

Pode. O chocolate dietético é isento de sacarose, porém deve ser utilizado com moderação, pois contém valor calórico e, em uma dieta de perda de peso, ou de controle de peso no diabético, as calorias permitidas podem ser ultrapassadas.

O diabético pode tomar suco de frutas?

Os pacientes devem evitar os sucos de frutas pois a absorção da frutose e a transformação para sacarose se dará de forma mais rápida no organismo. As frutas devem ser consumidas sob a forma natural, de preferência com casca e bagaço.

Publicidade