Saúde e Bem-estar

Saiba quais as atividades físicas indicada para diabéticos

Segundo o médico, exercício reduz a gordura nos órgãos e melhora o aproveitamento da glicose pelos músculos

O exercício físico faz bem para quem quer prevenir diversas doenças e geral, mas também pode ser um grande aliado de pacientes com diabetes, já que a atividade física melhora o aproveitamento da glicose pelos músculos.

De acordo com, especialista em metabologia, o médico César Penna, o exercício reduz muitas vezes as doses dos medicamentos utilizados pelo diabético e ajuda a prevenir problemas como alterações na retina, vasos sanguíneos, nervos, rins e coração que acometem quem tem o transtono.

Ainda assim, é preciso tomar cuidados e consultar o médico antes de começar qualquer atividade.

“Se considerarmos o exercício físico como um “medicamento” a ser utilizado pelo diabético, ele terá uma “dose ideal” para cada pessoa. Genericamente recomenda-se que sejam realizados exercícios de 30 a 60 minutos por dia, cinco a seis vezes por semana, de intensidade leve a moderada” ressalta.

A quantidade ideal de exercícios varia e deve respeitar as condições físicas e a presença de complicações decorrentes da doença, através de uma avaliação médica.

O exercício físico melhora o aproveitamento da glicose pelos músculos (Foto: Divulgação)

Exercícios aeróbios (corrida, natação e ciclismo) – a recomendação médica é realizar o total de 150 minutos/semana, com intensidade moderada.

Treino de musculação – Duas a três vezes por semana, de 30 minutos cada, dando mais importância aos grandes grupos musculares.

Antes de iniciar qualquer programa de atividade física deve ser realizada uma avaliação, fundamental para detetar complicações decorrentes da diabetes e estabelecer alguns limites, de forma a não colocar em risco a integridade física do praticante.

Recomenda-se que sejam realizados exercícios de 30 a 60 minutos por dia (Foto: Divulgação)

A prática regular de exercício físico, em especial os exercícios aeróbios:

Diminui os níveis de glicose no sangue;

Estimula a produção de insulina;

Aumenta a sensibilidade celular à insulina;

Aumenta a capacidade de captação de glicose pelos músculos;

Diminui a gordura corporal, a qual está relacionada à diabetes tipo 2.