Cotidiano

Saída do pacto global não altera atendimento a imigrantes

Governo do Estado informou que não pretende pleitear o fechamento da fronteira entre Brasil e Venezuela

Nesta terça-feira, 08, a BBC News Brasil divulgou a suposta saída do país do Pacto Global para a Migração. A informação é que um telegrama foi emitido pelo Ministério das Relações Exteriores pedindo a diplomatas brasileiros que comuniquem à ONU sobre a saída do Brasil do pacto. A adesão ocorreu em dezembro, ainda no governo Michel Temer. Segundo a ONU, o projeto visa tornar as migrações mais seguras e dignas para todos.

O Governo do Estado se posicionou por meio de uma nota enviada ao Jornal Folha de Boa Vista. Segundo a Secretaria de Comunicação do Governo de Roraima, o Estado não pretende pleitear o fechamento da fronteira entre Brasil e Venezuela.

“O Exército Brasileiro, por meio da Operação Acolhida, tem mantido o fluxo migratório controlado, acolhendo os imigrantes em 10 abrigos, sendo nove na Capital e um em Pacaraima. Além disso, o Governo Federal vem dando celeridade no processo de interiorização de imigrantes para outros Estados da Federação” disse a nota.

Segundo o Governo, apesar do momento de crise socioeconômica enfrentado pelos venezuelanos, Roraima sempre manteve bom relacionamento com o país vizinho.

“Importante parceiro comercial, a Venezuela além de fornecer energia para o Estado por meio do linhão de Guri, também é um dos principais importadores de produtos de gênero alimentício. Relação comercial que tem fomentado a economia local por meio da arrecadação de impostos e geração de emprego” finalizou.