Cultura

Sarau literário movimenta praça do coreto hoje

Evento reúne escritores, poetas, músicos e diversos artistas na programação do projeto ‘Coreto Cultural’

Poesias declamadas em praça pública, música, voz e violão fazem parte da programação da terceira edição do ‘Coreto Cultural Solidário’ que ocorre neste sábado (13) na Praça do Coreto. De acordo Lindomar Bach, coordenador do projeto, o objetivo é definir um intercâmbio entre artistas de diversos seguimentos em um só local, além de criar um espaço para as artes da rua.

Nesse sábado em especial, o evento terá uma proposta diferenciada. No local, será criada a Academia Roraimense de Literatura de cordel e artes populares (ALCAP-RR). 

“Esse ponto de encontro irá servir para cadastrar membros interessados na iniciativa. Serão convidados artistas, escritores do segmento de Literatura de cordel, repentistas, capoeiristas, rappers, artistas de rua e simpatizantes das artes populares e demais interessados” explicou.

No local, será criada a Academia Roraimense de Literatura de cordel e artes populares (ALCAP-RR) (Foto: Arquivo pessoal)

Para o artista plástico, além de oferecer uma agenda cultural com arte ao ar livre, o projeto pretende debater uma forma de atuação e fortalecimento das entidades culturais no estado. 

“A ideia é criar um espaço atuante para reunir os expoentes deste gênero literário típico do Brasil também em Roraima. Esse estilo literário tão característico da cultura brasileira merece reconhecimento já que faz parte do patrimônio da cultura brasileira” reforçou o artista. 

Projeto

O Projeto ‘Coreto Cultural Solidário’ tem como objetivo promover, em edições ao longo do ano, um diálogo entre diferentes linguagens artísticas e ações culturais, estimulando o interesse pela poesia, literatura e demais discursos com foco na diversidade cultural

“O evento chegou a sua 3ª edição e acontece todo segundo sábado de cada mês. A ideia é promover a cultura popular e a comercialização de obras de artistas com saraus e exposições” disse.

Durante o evento haverá sorteio de brindes para os presentes que doarem um quilo de alimento não perecível. As doações serão revertidas para a Casa do Vovô, Abrigo de Menores e A Associação de artesãos Nona Anonamo de índios Warao em situação de refúgio em Roraima.

Lindomar Bach

Em seu acervo, o artista já lançou mais de dez livros   (Foto: Arquivo pessoal)

Em seu acervo, o artista já lançou mais de dez livros e divulgou seu trabalho em vários países da América latina, como a República Dominicana e Haiti. Ele explica que sua veia artística aflorou na década de 80, com o movimento artístico daquela época.

Serviço

Evento reúne artistas em praça pública(Foto: Arquivo pessoal)