ADEQUAÇÕES NO TRÂNSITO
Semáforos antigos serão substituídos
Sem nobreak, semáforos ultrapassados desligam com as constantes quedas de energia em Boa Vista
Por Folha Web
Em 11/07/2018 às 01:29
Condutores afirmaram que, com as interrupções de energia, os locais que possuem semáforos ficam desordenados (Foto: Wenderson de Jesus)

Além de afetar diversos segmentos empresariais, as constantes falhas no fornecimento de energia na capital trazem como consequência inúmeros problemas em equipamentos eletrônicos, como os semáforos, atrapalhando o trânsito boa-vistense.

Entre as reclamações relatadas pelos leitores está o desligamento de grande parte dos semáforos da capital, ocasionando uma demora na fluidez do trânsito, falta de ordenamento e em alguns casos até acidentes que ocorreram pelo desligamento dos equipamentos.

De acordo com o servidor público Fabiano Bezerra, um dos locais afetados quando ocorre a interrupção no fornecimento de energia elétrica é o semáforo instalado no cruzamento das avenidas Major Williams e Terêncio Lima. “Este final de semana foram registrados seguidas interrupções de energia em vários bairros. Com isso, a maioria dos semáforos deixou de funcionar e outros até foram danificados. Como trabalho na avenida Major Williams é comum encontrar o sinal danificado ou então em manutenção quando ocorrem também as oscilações de energia”, comentou.

Para quem depende do transporte público, a situação é ainda mais complicada, como é o caso do marceneiro Luiz Araújo Lima, morador do bairro Cidade Satélite. Para chegar ao trabalho, ele precisa se deslocar de ônibus até o Terminal do Centro e de lá geralmente pega um lotação para se deslocar ao bairro Caçari. “Como preciso de agilidade no deslocamento até o trabalho, geralmente costumo sair do terminal de lotação. A quantidade de semáforos desligados quando falta energia é tremenda. Já deveriam pelo menos implantar outros recursos como o acionamento por energia solar como existem em outros Estados. Mas infelizmente ainda estamos longe da modernidade”, sugeriu.

Prefeitura diz que vai adequar novos semáforos até fim do ano

A Prefeitura de Boa Vista esclareceu, em nota, que os semáforos antigos possuem controladores que não aceitam a instalação de nobreaks (dispositivo capaz de fornecer energia em caso de apagões). “A gestão municipal está finalizando um processo licitatório para aquisição de novo material semafórico, que inclui os controladores e nobreaks”, informou.

Com essa aquisição, serão substituídos todos os controladores antigos, por novos, para que então, possam ser instalados os nobreaks. Informou ainda que a autonomia de cada nobreak é de aproximadamente 2 horas, porém, com as constantes quedas de energia, com o passar do tempo, essa autonomia vai diminuindo. A previsão é que até o fim deste ano todos os semáforos recebam esses novos equipamentos. (R.G)

Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!