PUBLICIDADE
'MINERAIS ESTRATÉGICOS'
Senador é favorável à exploração de recursos minerais em RR
Por Edílson Rodrigues
Em 14/05/2019 às 01:41
Chico Rodrigues disse que tem mantido conversas com Governo Federal, empresários e instituições (Foto: Nilzete Franco / Folha BV)

O senador Chico Rodrigues (DEM/RR) é favorável à exploração dos recursos naturais em Roraima, mas que seja feita de forma legal, conforme a lei. Semana passada, o parlamentar participou de uma audiência pública, proposta pelo próprio senador, que foi promovida pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), quando destacou a importância de se debater o assunto para uma melhor gestão dos recursos naturais do estado. 

“Roraima é um estado com subsolo riquíssimo em províncias minerais. Nós temos as questões ambientais e indígenas, mas é de se entender que temos ocorrências mineiras enormes fora dessas áreas legais, onde queremos que o DNPM [Departamento Nacional de Produção Mineral], por meio de registro e de um inventário mineral que está fazendo, possa apresentar alternativas para que Roraima se desenvolva economicamente”, afirmou Chico Rodrigues em entrevista ao programa Agenda Parlamentar, na Rádio Folha 100,3. 

Segundo ele, no subsolo roraimense existem minerais como ouro, nióbio, cassiterita, urânio, tantalita e outros. “Então queremos que os recursos minerais existentes fora dessas áreas indígenas e ambientais sejam explorados e, inclusive, com a possibilidade de implantação de usinas siderúrgicas de pequeno porte em Roraima, porque não adianta apenas levar a matéria prima, é necessária a geração de riqueza, emprego e renda”, ressaltou o senador. 

PUBLICIDADE

O parlamentar informou que está sendo feito um trabalho para a descoberta de calcário no estado, que tem 222 mil quilômetros quadrados. “Como eu já disse, nosso solo é rico e impossível que não haja esse produto que é importante para a atividade agrícola. Temos quase dois milhões de hectares de campo que podem e vão certamente ser plantados com soja, arroz, algodão, milho e outras culturas, e, paralelamente, a indústria secundária que vem como avicultura, suinocultura, bovinocultura, e tudo isso entra na cadeia produtiva e é um ciclo”, esclareceu. 

“Se tem esses minerais estratégicos, inclusive os fertilizantes que vão surgir com a descoberta dessas áreas, vamos facilitar a vida do Brasil e de Roraima para que possamos expandir a economia do estado e dar um boom em crescimento”, disse Chico Rodrigues, ao afirmar que está participando de reuniões com o DNPM, inclusive conversando com o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque. “Também sei do pensamento do presidente Jair Bolsonaro que é favorável à exploração de recursos minerais em Roraima”, comentou. 

“Quero adiantar que tenho mantido contato com vários empresários para que, daqui há um, dois ou três anos, após serem identificadas as ocorrências minerais e depois que as normas estiverem regulamentadas, participem dos editais de licitação que serão lançados pelo Ministério das Minas e Energia. Após esse processo, as empresas se instalem em Roraima e desenvolvam a nossa economia”, enfatizou Chico Rodrigues.

Senador quer implantação do programa Ronda do Bairro

“Esse programa é a menina dos olhos da população de Boa Vista”, disse o senador Chico Rodrigues. Ele afirmou que, quando esteve governador do Estado, durante nove meses, implantou o programa Ronda no Bairro que conseguiu diminuir o índice de criminalidade, caindo 43%. “Deu certo”, ressaltou.

O senador contou que durante seu mandato de governador, Boa Vista foi dividida em oito macrorregiões, onde viaturas funcionavam 24 horas. “A população se sentia segura e é fundamental dar segurança às pessoas, ainda mais com esse alto índice de criminalidade que vive a capital e o estado”, enfatizou. 

Chico Rodrigues garantiu que já conversou com o ministro da Justiça, Sérgio Moro. “Ele recepcionou muito bem essa ideia, inclusive a representação do governo do estado de Roraima em Brasília já deve ter entregado o projeto do programa para o Moro. Acredito que em 15 dias eu e o governador Antonio Denarium iremos com o ministro da Justiça, mostrar a importância e a necessidade do programa Ronda no Bairro. Vamos nos empenhar para que esse projeto seja reimplantado”, finalizou. (E.R.)

***
Gostou?
4
1
Charlecion disse: Em 14/05/2019 às 12:18:28

"Respeito aos nossos indígenas, respeito ao meio ambiente, esse tipo de exploração irá destruir todos os nossos recursos naturais..não a essa política nefasta. "

ANTONIO DE OLIVEIRA disse: Em 14/05/2019 às 09:45:48

"Tem que explorar petróleo,gás, turismo nas áreas de reservas indígenas e outros meios alternativos para a energia elétrica, agricultura, pecuária ,gerando emprego e renda para o estado de RR, onde a maior parte da economia é gerada pelos funcionários públicos dos governos."

ELIESIO ALMEIDA SILVA disse: Em 14/05/2019 às 08:01:46

"Não adianta nada ser favorável e não participar de votações importantes ... Até agora já garantiu 4 ausências em menos de 5 meses de mandato ? "

Freitas disse: Em 14/05/2019 às 13:39:55

"Verdade. Só passa viajando, aí vai na rádio pra falar o que até as pedras soltas do beiral já sabem. "