Política

Senadores de Roraima reagem a ataques de Romero Jucá

Em carta aberta escrita para a população e distribuída nos meios de comunicação social, senadores criticaram postura do ex-senador

Em uma carta aberta ao povo de Roraima, os três senadores pelo Estado, Telmário Mota (Pros), Mecias de Jesus (PRB) e Chico Rodrigues (DEM) reagiram a ataques feitos pelo ex-senador Romero Jucá (MDB) e o classificaram como “mau perdedor, mentiroso e mau caráter”.

A carta foi assinada pelos parlamentares que confirmaram o aborrecimento por ataques que o ex-político fez em uma rádio local, que pertence a integrantes de seu grupo político, quando usou palavras de baixo calão para se referir aos senadores e os chamou de “três patetas”.

“O senador Romero Jucá, ao que parece, não tem sabido lidar com a coisa mais óbvia da política. Campanhas políticas se ganham e se perdem. E quando somos derrotados nas urnas, pelo voto, não devemos perder também a nossa dignidade como pessoa e como liderança política”, disse Mecias de Jesus.

O senador Telmário Mota em conversa com a Folha também afirmou que ficou indignado com os ataques sofridos.

“O Jucá fazendo uso dos meios de comunicação de seu grupo passou informações sem fundamento, querendo se livrar da participação na crise energética, mesmo tendo sido líder de vários governos e sempre tendo prometido essa energia. As termoelétricas têm uma ligação muito profunda com ele e todos sabem disso.

Nós, senadores, tomamos uma decisão de que iríamos trabalhar juntos em assuntos que são gargalos, como a questão fundiária e a energia, coisa que nunca aconteceu. Ele ficou com inveja, pois nunca conseguiu trabalhar em grupo e usou palavras de baixo calão para nos ofender e para dizer que os cargos de alto escalão em Roraima ainda eram todos dele. Mas isso vai mudar muito em breve”, assegurou.

O senador Chico Rodrigues também enfatizou, por meio de sua assessoria, o trabalho em conjunto dos parlamentares.

“Quando pediram meu apoio para esta carta, pedi para colocarem meu nome em primeiro lugar. É um descalabro nós sermos atacados de forma tão vil, quando estamos aqui trabalhando por nosso Estado e precisamos ser respeitados como os senadores eleitos pelo povo. Enquanto os cães ladram, a caravana passa”, comentou.

Quando perguntado sobre o apoio à carta, ele reafirma que faz parte da iniciativa dos outros senadores e reitera que os três estão imbuídos em trabalhar pelo Estado.

Confira na íntegra a carta escrita e assinada pelos parlamentares:

“O ex-senador Romero Jucá, mais uma vez, ocupou amplo espaço em rede de comunicação, misteriosamente montada durante os 24 anos em que posou como o todo poderoso do Congresso Nacional, para mentir, atacar a honra das pessoas, xingar e atacar adversários, como se no seu entender o povo de Roraima tivesse memória curta e já tivesse esquecido os males que ele causou para nosso Estado e nossa gente.

Inconformado com a derrota e usando um linguajar debochado e sujo, o ilustríssimo senhor ex-senador destilou impropérios e mentiu descaradamente tentando escamotear o fato de que ele foi o grande vilão e o responsável pelo caos enfrentado por Roraima na questão energética, bem como se portou por mais de duas décadas como o grande empecilho para a não solução de problemas como a titulação das terras de Roraima.

Na verdade, enquanto o povo de Roraima enfrentava apagões e pagava a energia mais cara do Brasil, Jucá defendia os interesses de empresas e esperava a hora ideal para fazer uma privatização de araque, vendendo a empresa pública que gerava e distribuía energia em Roraima por simbólicos R$ 50 mil. Enquanto os cães ladram, a caravana passa e nosso compromisso agora é trabalhar, unidos, por Roraima e envidar todos os esforços possíveis para os graves problemas que afligem Roraima sejam resolvidos”.