Política

Senadores opinam sobre intervenção federal

Os senadores Ângela Portela (PDT) e Telmário Mota (PTB) falaram com a Folha sobre a intervenção federal em Roraima, anunciada na semana passada pelo presidente da República, Michel Temer (MDB).

Para Ângela Portela, a intervenção federal pode até trazer algum alívio paliativo à crise de Roraima, mas não resolve o problema em médio prazo.

“Aquele que colocou Roraima no buraco, o governo federal, agora aparece como salvador. Se tinha recursos para investir em nosso estado, por que não os liberou antes? Os três principais fatores da crise – a questão migratória, o salário dos servidores e a insegurança nas ruas – poderiam ter sido resolvidos com repasses do governo Temer. A verdadeira solução é a adoção de uma nova política, de valorização do servidor, diálogo para que os venezuelanos retornem a seu país, mais verba para a segurança pública. São estas as medidas que defendo como senadora e como cidadã”, disse.

Telmário Mota, por outro lado, disse que a crise de Roraima foi intensificada pelo governo do MDB que não deu amparo ao estado quando ele precisava e nem repôs o dinheiro que o estado gastou com a imigração, que era responsabilidade do governo federal.

“O governo federal está chegando tarde muito tarde, mas melhor tarde do que nunca. Tem que ser resolvido rápido a questão da saúde, a educação e a questão dos servidores. Esperamos é que isso não seja uma intervenção só para cumprir tabela, para dizer que a Federação veio ajudar ou para fazer o grupo do senador pelo partido do presidente ganhar Assembleia”, criticou.