Cotidiano

Sensação de insegurança só aumenta, relatam moradores

As declarações ocorrem horas depois da confirmação de fuga de internos do CSE que estavam custodiados no Centro de Instruções do Corpo de Bombeiros

A manhã de quarta-feira, 29, dos moradores do bairro 31 de Março foi de perplexidade com a informação de fuga de 10 dos 14 internos do Centro Socioeducativo Homero de Souza Cruz Filho (CSE) que estão custodiados no prédio do Centro de Instruções do Corpo de Bombeiros.

A FolhaWeb esteve no local para conversar com os moradores e a sensação de insegurança é evidente. Muitas casas na região estão com correntes e cadeados, uma maneira encontrada de garantir que os adolescentes tentem se abrigar durante a fuga.

“Moro no bairro há bastante tempo e aqui sempre foi um local seguro. No entanto, depois que esses adolescentes foram transferidos para cá, a situação nunca mais foi a mesma. Todos nós temos medo agora de sair de casa”, declarou uma moradora que pediu para não ser identificada.

Outro morador que também preferiu não se identificar disse a reportagem que percebeu movimentação estranha durante a madrugada. Para ele, o quantitativo de policiais designados para garantir a segurança na unidade é insuficiente.

“Não estamos nenhum pouco contente com essa situação, primeiro porque foi algo que foi definido sem o consentimento dos moradores, e segundo que não tem efetivo para garantir a segurança”, comentou.

A reportagem entrou em contato com a Vara da Infância e Juventude para saber se com essa fuga, os titulares já cogitam a possibilidade de transferir os internos do CSE para outro local, mas foi infirmada de que o órgão não se pronunciará e razão do processo correr em segredo de justiça.