Entretenimento

Série de entrevistas pretende traçar panorama de escritores de Roraima

Uma série de entrevistas pretende divulgar o trabalho de escritores e ilustradores de Roraima. Já estão confirmados quatro autores: Loretta Emiri, George Farias, João Junges e Zeca Preto. As entrevistas serão publicadas no blog ArteLeituras, toda terça-feira.

A série abordará a vida e a obra de escritores e ilustradores roraimenses, nascidos ou não no Estado. De acordo com o autor do projeto, o jornalista Aldenor Pimentel, serão discutidos temas como importância da leitura, influências artísticas, processo criativo e repercussão da produção literária local. A primeira entrevista, com a escrita italiana Loretta Emiri já está publicada.

“O objetivo é entrevistar o maior número possível. Vários convites foram feitos diretamente aos autores ou via grupos de whatsapp. Assim que os demais forem respondendo, suas entrevistas serão publicadas. Não houve seleção. A ideia é que quem for escritor ou ilustrador participe, independente de ter ou não livro publicado” explicou o jornalista.

A ideia foi inspirada em iniciativas semelhantes de séries de entrevistas para divulgar o trabalho de novos escritores brasileiros, em especial, a que está sendo publicada no blog Artes da Escrita, do qual também participo. O endereço é artesdaescrita.com.br

 Os interessados em serem entrevistados podem entrar em contato com o blog pelo e-mail

[email protected]
. O endereço do blog é: arteleituras.blogspot.com.

Loretta Emiri

– Nascida na Itália, Loretta Emiri viveu durante quatro anos junto ao povo Yanomami, em Roraima. Publicou livros como ‘Mulher entre três culturas – Ítalo-brasileira ‘educada’ pelos Yanomami’, ‘A passo di tartaruga – Storie di una latinoamericana per scelta’ e ‘Amazzone in tempo reale’. “A privilegiada experiência feita entre os índios brasileiros é à base da minha escrita”, declarou a escritora na entrevista.

Pelos seus trabalhos, Emiri conquistou o Prêmio Especial para Ensaios do Premio Franz Kafka Italia – 2013 e o Prêmio Especial à Carreira, durante a segunda edição do ‘Prêmio Nacional Novella Torregiani di Letteratura e Arti Figurative’, em 2018.

Aldenor Pimentel  – Natural de Boa Vista (RR), Aldenor Pimentel é jornalista, poeta e 
escritor. Recebeu mais de 30 prêmios e menções honrosas em concursos literários 
nacionais e internacionais. Também é autor da obra Deus para Presidência (2015),
selecionada em chamada pública e lançada originalmente em Portugal.

Mantém o blog O Estado da Arte de Aldenor Pimentel, escreve para a coluna Letras 
Políticas, do Portal da Escrita, e é colaborador da Revista Pacheco, revista literária on-
line. Organiza ainda o Concurso Literário Internacional Palavradeiros, na sua segunda 
edição.