Cotidiano

Serviço funerário da Setrabes está suspenso

A Setrabes (Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social) informa que o serviço não pôde atender ao pedido específico devido à alta demanda do mês de maio do auxílio-funeral

O serviço funerário, oferecido pela Secretaria Estadual de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), está suspenso. Segundo a funcionária pública Cláudia Brito essa foi a resposta que recebeu do serviço social no Hospital Geral de Roraima após o falecimento de um familiar.

De acordo com a denúncia, sem receber as faturas do Governo do Estado, as empresas funerárias deixaram de atender os serviços solicitados pelo Instituto Médico Legal (IML).

“Procuramos o serviço para um familiar que faleceu, além de estamos passando por um momento de tristeza ainda temos que enfrentar esse descaso. Pagamos nossos impostos e quando precisamos solicitar esse serviço não temos esse direito, ainda somos mal tratados pelos assistentes sociais”, informou.

Segundo a denunciante, a esposa do falecido é autônoma e não tem condições financeiras para bancar o enterro. “Estamos fazendo uma vaquinha com os amigos e familiares, pedindo doações dos conhecidos, por que é um serviço muito caro”.

Outro lado – A Setrabes (Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social) informa que o serviço não pôde atender ao pedido específico devido à alta demanda do mês de maio do auxílio-funeral, que estourou a cota junto à empresa fornecedora do serviço. Em breve o serviço será regularizado.

O benefício é considerado eventual à população em vulnerabilidade social. Para ter direito ao benefício, a família atendida deve estar inserida nos pré-requisitos que caracterizem a situação, verificada em triagem social e posteriormente encaminhada por assistentes sociais de diversas instituições do Governo do Estado, como a Sesau (Secretaria Estadual da Saúde).