Cotidiano

Serviços da Femarh voltam à normalidade

A expectativa agora é que os trabalhadores recebam todos os salários em atraso até dia 17

Como parte do acordo firmado ontem, 10, com o interventor federal no Estado, Antônio Denarium, os servidores da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) decidiram suspender a paralisação geral das atividades iniciada na terça-feira passada, 4. Com isso todas as atividades do órgão voltam a ser realizadas normalmente.

Na manhã desta terça-feira, 11, os trabalhadores participaram de uma reunião com recém-nomeado presidente do órgão, Airton Cascavel, para ressaltar pontos que foram acertados com as categorias para o retorno das atividades, mediante a garantia de pagamento dos salários em atraso.

A princípio, o encontro teve alguns ânimos exaltados, que logo foram apaziguados com a presença da presidência do Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos do Poder Executivo de Roraima (Sintraima).

“O que existe hoje é uma situação onde as pessoas estão há cerca de quatro meses sem receber. Então, isso cria um ambiente de descrença, mas o que estou propondo aos servidores é para que voltem a normalidade. Há uma decisão do governador, do presidente da República de ajudar Roraima e nós temos que aproveitar essa oportunidade. A prioridade número 1 do governo interventor é a regularização da Folha. A partir do momento que as pessoas receberem os salários, as coisas se animam, temos ciência que é difícil trabalhar na atual situação, sem poder honrar com seus compromissos”, completou Cascavel.

O novo titular da fundação destacou ainda que dará transparência a todos os atos que realizar dentro da pasta.  

“A meta nesse período é criar procedimentos, levantar a situação [da Femarh], encaminhar um relatório disso, regularizar a folha dos servidores, há convênios em situação de pendência que precisam ser vistos, ou seja, realizar ações dentro da legalidade e dar aplicar em todos os atos a transparência de tudo que fizermos”, destacou.

Novo presidente da Femarh, Airton Cascavel, em conversa com servidores (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)

Presidente do Sintraima, Francisco Figueira avaliou a reunião de forma bastante positiva. “Assim como aconteceu na Sefaz, os servidores da Femarh também resolveram dar um voto de confiança ao interventor federal, que garantiu que os trabalhadores vão receber os seus salários até o dia 17. Depois disso, vamos fazer uma assembleia geral no dia 18, para decidirmos ser vamos dar continuidade ou se a greve será encerrada em definitivo”, pontuou.