Cotidiano

Servidores cobram três meses de salários atrasados

O atraso de três meses de salários motivou alguns servidores efetivos do Município de Rorainópolis, no Sul do Estado, a procurar a Folha e falar das dificuldades que estão passando para saldar dívidas e manter o mínimo de qualidade de vida da família.

Um dos servidores, lotado na Secretaria de Obras, afirmou que a falta do salário o fez vender o anel de formatura para comprar alimentos para família.  

“Estou há três meses sem receber e meu estado financeiro está tão crítico que tive que vender meu anel de formatura para poder sobreviver”, afirmou. “E não sou apenas eu que estou nesta situação, o problema é crítico com todos os colaboradores do município, pois a administração atual não está cumprindo com a obrigação de pagar aos servidores”, destacou. 

Outro servidor, que também pediu para não ser identificado por receio de represálias, citou que ainda não foi despejado da casa onde mora de aluguel por ser amigo do dono do imóvel. “Ele me conhece, sabe que não sou de ficar devendo e da situação que todos estão passando pela falta de pagamento por parte da prefeitura”, explicou. “Mas esse é apenas mais um dos problemas que passamos sem o salário, é uma situação muito difícil para todos nós. A prefeitura pagou em janeiro o salário relativo a dezembro. Mas estão faltando janeiro e fevereiro e já estamos no fim de março. Então, são três meses atrasados. Já está faltando o básico em casa, minha sogra é que está ajudando com o que pode”, disse.

A Folha conversou com um empresário do ramo de gêneros alimentícios do município que relatou as dificuldades que o atraso de salários vem acarretando no comércio local.    

“Com o salário atrasado, o dinheiro deixou de circular no comércio de Rorainópolis e isso tem deixado os pequenos empresários preocupados. A atual gestão tem que encontrar uma solução para pagar aos servidores a fim de que o dinheiro volte a circular no mercado”, avaliou.

OUTRO LADO – Em nota, a Prefeitura Municipal de Rorainópolis confirmou que não está com salários de alguns servidores em dia, mas negou que sejam três meses, como denunciado.   

“Com relação à denúncia de três meses de atraso de pagamento na Secretaria Municipal de Obras de Rorainópolis, informamos que não há servidores efetivos com esse atraso de pagamento. Estamos com pendência de fevereiro, que será pago já na semana que vem, e ainda estamos na vigência do mês de março.”

Quanto aos atrasos de pagamentos do Executivo Municipal, somente as secretarias que dependem do ICMS e FPM (Fundo de Participação dos Municípios) estão em atraso, uma vez que dependem de recursos próprios. Já secretarias de Saúde, Educação e demais programas sociais estão com pagamento em dia.

Ainda de acordo com a nota, os atrasos de pagamento também são devidos ao bloqueio do FPM com dívidas de gestões anteriores, que a atual gestão teve que assumir. 

A nota encerra informando que a Prefeitura Municipal de Rorainópolis segue com ações conclusas, aguardando decisão judicial, que têm como objetivo receber recursos de ICMS e IPVA. 

“São recursos que não foram repassados pelo governo de Suely Campos, totalizando quase R$ 4,5 milhões e que se a prefeitura tivesse recebido corretamente não teria ocasionado atrasos no pagamento de pessoal”.