Cotidiano

Servidores denunciam dois meses de salários atrasados

Trabalhadores alegam que o dinheiro já estaria na conta, mas que até o momento a Prefeitura não fez o repasse

Servidores públicos da educação de Uiramutã, município da região Nordeste do Estado, entraram em contato com a FolhaWeb para denunciar que estão há dois meses sem receber salários. O dinheiro, segundo os trabalhadores, já estaria na conta, mas até o momento a Prefeitura não fez o repasse para os trabalhadores.

“Já fizemos cobranças para o secretário, e ele de maneira clara disse que o pagamento não era mais com o prefeito, que era com ele e que só iria pagar quando tivesse todos os documentos das escolas em mão”, relatou um professor de escola que não quis se identificar.

O servidor explicou a reportagem que a folha de frequência dos funcionários inicia sempre no dia 20 de cada mês, estendendo-se até o dia 20 do mês seguinte. Não bastasse a preocupação com as contas em atraso, os trabalhadores foram surpreendidos com uma conversa em o secretário de educação exige que os diretores encaminhem documentação de todos os funcionários que atuam nas escolas.  

“O que incomoda a categoria é que documento de escola não tem nada a ver com professor, zelador ou qualquer outro profissional que atue dentro das unidades de ensino. Desde novembro, a Prefeitura não nos pagou e eles estão com o pretexto que só vão pagar quando tiver esses documentos em mãos. O secretário, inclusive, já publicou essa norma em um grupo de mensagens”, completou.

Ainda segundo o professor, os atrasos afetam aproximadamente 120 servidores e suas famílias.  

“A nossa preocupação enquanto funcionário é porque temos dívidas para pagar e nessas conversas que tivemos com o secretário, dá para entender que a Prefeitura já tem esse dinheiro em conta, ou seja, não tem porque está segurando o pagamento de novembro, até pelo fato de não haver motivo para isso. Documentação de escola é responsabilidade do diretor, do coordenador pedagógico ou do centro de educação. Isso não tem nada a ver com o professor”, salientou.

Prefeitura do Uiramutã  – Por telefone, o prefeito de Uiramutã, Dedel Araújo (PP) informou que o atraso de salários se deu em recorrência do não repasse de ICMS por parte do Governo. Apesar disso, a questão já estaria sendo discutida com o novo governador do Estado, Antônio Denarium (PSL).

“Vínhamos gerenciando [o município] aos trancos e barrancos, pagando com o que tínhamos, e agora nós estamos resolvendo essa situação e acreditamos que o pagamento saia até o fim desta semana”, completou.

Um levantamento preliminar estima que o município deixou de receber do governo anterior um montante de aproximadamente R$ 800 mil. Um relatório sobre a situação financeira do município deve ser apresentado aos interventores federais em reunião prevista para ocorrer amanhã, 28.

“Cabe a mim como gestor público pedir desculpas aos servidores, porque se dependesse de nós, a Prefeitura resolveria tudo da melhor forma. A questão é que somos dependentes do repasse do Estado, e ainda bem que o novo Governo assumiu, para podermos regularizar essas pendências e nos ajudar, porque estávamos em uma situação bastante difícil”, finalizou.