Cotidiano

Servidores do Estado cobram salários atrasados

As representações sindicais ligadas as áreas de segurança pública, saúde, fiscais de tributo e bem-estar são algumas das entidades que estão reunidas da sede da Administração Estadual.

Servidores públicos estaduais de diversas pastas estão reunidos neste momento em frente ao Palácio Senador Hélio Campos, acompanhado os acertos que estão sendo tratados com Governo do Estado para solucionar a questão do pagamento de salários atrasados.

Ao todo, a mobilização desta quinta-feira, 18, conta com a participação de centenas de pessoas. As representações sindicais ligadas as áreas de segurança pública, saúde e bem-estar são algumas das entidades que estão reunidas da sede da Administração Estadual.

“Ainda é prematuro, na minha concepção, falar em paralisação das atividades. Nós teremos uma reunião agora, vamos ouvir o que o Governo tem a dizer, afinal de contas há algumas informações que somente o Executivo Estadual pode nos repassar. O que eu posso afirma é que há boa fé por parte dos servidores, ou seja, não se trata de um movimento opcional. Nós temos feito o possível para as atividades não paralisarem de vez, destacou o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Roraima (Sindpol), Leandro Almeida.

A concentração dos manifestantes ocorreu por volta das 9h, próximo ao Monumento do Garimpeiro, que fica na parte central da Praça do Centro Cívico. De lá, às 10h, os servidores seguram para frente da sede do Governo do Estado, onde realizaram um panelaço.

“Falando da minha categoria, em específico, os servidores já não estão mais tendo condições de comparecerem ao trabalho, devido a falta de pagamento. Como medida drástica, nós decidimos manter somente os serviços que necessitem a transferência de presos para atendimentos de saúde. Os demais serviços, como transporte para audiências e até mesmo a entrada de ‘sacolão’ estão suspenso até que o Governo resolva o problema”, comentou a presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Roraima (Sindape-RR), Joana D’arc.

Com cartazes e gritos com “Eu vim aqui pra receber”, os servidores exigiam o pagamento dos salários em atraso. Servidor público da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), George Farias fez questão de não esconder o seu descontentamento com a situação de descontrole financeiro atribuído ao Governo.

“O mais importante nesse momento é que o Governo pague o salário dos servidores em dia. Eu só não entendo é porque algumas categorias são pagas e outras são tratadas com esse descaso. Qual a importância do Judiciário, por exemplo, de receber primeiro e nós não? Nós também somos servidores e merecemos o mesmo respeito”, pontuou.

Inicialmente a reunião seria realizada com a governadora do Estado, Suely Campos (PP), entretanto, uma fonte da FolhaWeb informou que os acertos com os sindicatos estão sendo tratados com a equipe da área econômica.

Segundo a Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, uma coletiva de imprensa sobre o que ficou definido com as classes sindicais deve ser realizada ainda esta manhã. A matéria completa você confere na Folha Impressa desta sexta-feira, 19.

Publicidade