Cotidiano

Servidores do Iteraima anunciam paralisação por falta de pagamento

A decisão foi tomada devido o atraso de pagamento dos servidores que deveria ser feito em agosto

Os servidores do (Instituto de Terras e Colonização de Roraima) anunciaram que haverá paralisação nessa segunda-feira (24) como indicativo de greve. Apenas os serviços essenciais não serão paralisados.

A decisão foi tomada devido o atraso de pagamento dos servidores que deveria ser feito em agosto. De acordo com o presidente do Sintraima ( Sindicato dos Trabalhadores Efetivados do Poder Executivo de Roraima), Antonio Leal, a categoria cobra do Governo do Estado o pagamento .

“De acordo com a lei, o governo tem que pagar até o quinto dia útil, tem servidores que não tem condições financeiras para ir ao trabalho. Nós já pedimos uma manifestação da diretoria sobre a data do pagamento, sobre a situação do servidor não ter como se deslocar, mas até o momento não houve nenhuma resposta” explicou.

Segundo o sindicalista, a paralisação irá ocorrer durante todo o dia em frente a sede do prédio.  “Mas se não ocorrer o pagamento, existe a possibilidade de uma greve” disse.

Outro lado – A Sefaz (Secretaria Estadual da Fazenda) informa que as contas do governo foram recentemente bloqueadas e o Estado está há duas semanas sem poder acessar recursos do FPE (Fundo de Participação dos Estados) e da arrecadação do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços).

“Por esse motivo, até o momento, não teve como transferir as verbas necessárias para os órgãos da administração indireta. Por entender que os bloqueios são injustos e existirem divergência nos valores definidos pela Assembleia Legislativa, na Lei Orçamentária de 2018, a PGE (Procuradoria Geral do Estado) já entrou com ações para revisão dos valores e para a suspensão do bloqueio e aguarda decisão judicial” informou a nota.

Publicidade