Cotidiano

Servidores e populares reclamam de sujeira e fedor no 5º DP

Servidores e populares reclamam de sujeira e mau cheiro em delegacia

Os problemas de sujeira do 5° Distrito Policial não são recentes. Policiais que trabalham na unidade já estão acostumados a pagar por produtos de higiene para auxiliar funcionários terceirizados na limpeza do local. Entretanto, nos últimos meses, funcionários de empresas contratadas pelo Governo do Estado não estão indo mais trabalhar por falta de pagamento e com isso, o local está sem as mínimas condições de atendimento ao público. Vale ressaltar que esta é a única delegacia em Boa Vista funcionando em meio à atual crise financeira do estado.

A agente carcerária Vilanusa dos Reis entrou em contato com a equipe de reportagem para relatar algumas das condições que ela vem passando na delegacia. Ela destacou que funcionários fixos da unidade já estão acostumados com o cheiro, mas funcionários de outros órgãos, como é o caso dela, sentem-se enjoados em ficar no ambiente. Dentre os descasos relatados, estão o entupimento de vasos sanitários, falta de água, quedas de internet recorrentes, e acúmulo de sujeira no chão da unidade.

“Como o 5º DP é a única delegacia que está funcionando, estamos alocados aqui. O problema é que está um verdadeiro lixão, e não há mais equipe de limpeza. Eu confesso que teve dia que precisei sair de dentro da delegacia para respirar um pouco de ar puro, por estar enjoada com o mau cheiro. Os funcionários de lá só me dizem que já nem ligam mais e dizem que uma hora irei me acostumar. Isso é um absurdo”, denunciou a servidora.

Os funcionários fixos da unidade, que optaram por não se identificar, explicaram que há meses a Central de Flagrantes não conta com equipe de limpeza. Como forma de contornar essa situação, um deles chegou a relatar ser necessária uma equipe de limpeza ao menos duas vezes por semana, para que aja condição de salubridade no local.

Tais condições de higiene também afetam a comunidade que está na Central de Flagrantes para registrar Boletins de Ocorrência (B.O). Além de serem obrigadas a esperar mais de duas horas para serem atendidas, devido à falta de funcionários na unidade, as pessoas que vão ao 5º DP se deparam com mau cheiro dos banheiros.

Um usuário dos serviços do 5º DP, que pediu para não ser identificado, disse que estava há mais de duas horas esperando para registrar um Boletim de Ocorrência e ainda teve que suportar o mau cheiro e a sujeira no local.

GOVERNO – A PCRR (Polícia Civil de Roraima) informou por meio de nota que está trabalhando para regularizar os contratos com os fornecedores de insumos para as delegacias, uma vez que, devido à dificuldade orçamentária do Estado, há pendências na quitação de débitos.

“Também está sendo buscada a regularização do serviço terceirizado de limpeza. Com a suspensão dos trabalhos pela empresa responsável, funcionários de serviços gerais da PCRR estão fazendo a higienização nas unidades, embora com mão de obra reduzida”, complementou a nota.

Publicidade