Cotidiano

Servidores insistem em denunciar falta de limpeza em delegacias

Servidores que atuam em delegacias da capital e do interior voltam a denunciar a falta de limpeza nessas repartições públicas. Além da sujeira, falta material de expediente dificultando o andamento dos serviços administrativos.

Um dos denunciantes trabalha na Delegacia de Defesa da Infância e da Juventude (DDIJ). Pedindo para não ser identificado ele disse que há mais de três meses a delegacia não é limpa. São os próprios servidores que fazem a limpeza do prédio.

“Já oficializamos a situação à secretária estadual de Segurança Pública e à delegada-geral, tanto da sujeira no distrito quanto da constante falta de materiais de expediente. A única coisa que ainda temos é papel A4. Se esta situação persistir por mais tempo vai chegar ao ponto de pararmos o registro de ocorrências. É um descaso com o servidor e mais ainda com a população que será afetada diretamente pela suspensão das ocorrências”, detalhou.

Outro servidor lotado no 2º Distrito Policial, contou que os colegas se cotizam para comprar detergente, vassoura, pano de chão e atualmente eles mesmos fazem a limpeza do local. Não fosse isso, as pessoas seriam atendidas em meio à sujeira. 

“Há mais de três meses estamos responsáveis pela limpeza do prédio. Tivemos que elaborar uma escala para deixar o local sempre limpo e atender as pessoas. A informação é que em outros distritos a situação é pior. Disseram-nos que não há previsão deste problema ser resolvido, pois o governo não teria pago o contrato de manutenção”, disse.

INTERIOR – Também aqueles lotados em delegacias do interior dizem que o quadro não é diferente. Segundo ele, faz mais de três anos alojamentos usados para repouso dos plantonistas ou para acomodar visitantes a serviço, estão sem qualquer manutenção. 

“Utilizamos por muito tempo como suporte para hospedar agentes e servidores que se deslocavam da capital para missões no interior. Hoje estão em péssimas condições necessitando de reforma, já comunicamos sobre as condições do alojamento e do prédio, mas não obtivemos resposta”, informou um servidor lotado na delegacia de Rorainópolis.

ESTADO – O Governo do Estado informou que a Polícia Civil tem trabalhado para sanar a falta de material de expediente nos distritos policiais, evitando a falta nos departamentos da instituição ou que sejam adquiridos de forma avulsa. 

Esclarece ainda que acionará a Procuradoria-Geral do Estado para responsabilizar a empresa contratada para a manutenção nas delegacias, de modo que seja restabelecida imediatamente a prestação do serviço que foi contratado. (R.G)