Cotidiano

Servidores são mantidos reféns em reserva Yanomami

Os indígenas reivindicam a saída do coordenador do DSEI-Y, Rousicler de Jesus Oliveira

Indígenas Yanomami  mantêm servidores e três aviões da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) presos na região de Surucucu, no município de Alto Alegre, Norte de Roraima. A ação ocorre desde domingo,16, quando os indígenas iniciaram uma reivindicação para a saída do coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y), Rousicler de Jesus Oliveira.

De acordo com informações obtidas pela Folhaweb, as comunidades estão sem atendimento médico, por que o helicóptero que leva os serviços de saúde estava inoperante. A equipe de reportagem esteve na sede da Hutukara Associação Yanomami onde informaram que ainda irão se pronunciar.

Por telefone, o coordenador do DSEI-Y, Rousicler de Jesus Oliveira informou que uma equipe está a caminho da região para saber quais são as reivindicações dos indígenas.

Essa não é a primeira vez que os indígenas mantém reféns na região, em 2015, um grupo apreendeu as aeronaves usadas no deslocamento dos servidores e pacientes da região e mantiveram 22 funcionários que atuam na Saúde Indígena. Em 2016, a mudança na coordenação do Distrito Especial de Saúde Indígena do Leste de Roraima (Dsei-Leste) também foi motivo de protesto.

Além de Alto Alegre, o Distrito de Saúde Indígena atende ainda as comunidades indígenas dos municípios de Amajari, Uiramutã, Bonfim, Normandia, Cantá, Boa Vista, Caroebe e São Luís.

Outro lado – A Folhaweb entrou em contato com a Sesai e aguarda o retorno.