Cotidiano

Sesc Amazônia das Artes 2015 começa nesta quarta-feira

Para a abertura, a atração será o grupo RegioJazz, banda roraimense selecionada para representar o estado no intercâmbio

A abertura oficial do Sesc Amazônia das Artes 2015 será nesta quarta-feira, 13 de maio, às 20h, no Teatro Jaber Xaud. Para a abertura, a atração será o grupo RegioJazz, banda roraimense selecionada para representar o estado no intercâmbio, que percorrerá todas as capitais da região Norte e estados convidados. 

 

Em sua oitava edição, o Sesc Amazônia das Artes se consolida mais uma vez como espaço de excelência para a interação entre os artistas e o público dos estados que compõe a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins). 

 

No circuito, diante de uma curadoria entre Regionais e Departamento Nacional, três produtos roraimenses foram selecionados: “A Santa Casa” (Teatro); “Regio Jazz” (Música); e “Não Existem Heróis” (Cinema). 

 

Para a diretora do Sesc Roraima, Cristiane Silva, o regional se orgulha em ter as propostas de apresentações aceitas e assim levar a arte mais além, através desta oportunidade. “Estamos felizes, pois nesta edição todas as nossas propostas foram selecionas, o que isso significa que o estado tem artistas de talento e capacidade de disseminar sua arte para todo Brasil”, afirmou Cristiane.

 

Nesta edição, o evento se fortalece ao incluir na programação a linguagem Literatura. Outra novidade são as conexões: os artistas se encontrarão após se assistirem, para que haja troca de experiências, técnicas e contatos. 

 

Foram mais de 850 apresentações culturais desde a primeira edição, reunindo mais de 500 artistas que tiveram a oportunidade de compartilhar sua arte, ampliando sua abrangência e interagindo com novos públicos. Mais de 200 mil pessoas já assistiram algum espetáculo do Amazônia das Artes, criando laços, fortalecendo os artistas e a comunidade local.

 

“RegioJazz” 

O grupo RegioJazz recria músicas dos compositores de Roraima entre outros da região Norte, utilizando arranjos jazzistas, apimentado por influências latinas. É formado por integrantes de diferentes estados e o som miscigenado, conta com a sofisticação da guitarra paraense de Vitor Piani, o peso dos grooves e alternâncias melódicas do baixista roraimense Tauã Uchôa, a variedade rítmica da percuteria (percussão e bateria) do amazonense Matheus Dibob, a agilidade nos dedos do tecladista Fábio Moura e a voz marcante e afinada da intérprete gaúcha Leka Denz. Além de músicas autorais o repertório apresenta composições dos poetas Eliakin Rufino, Zeca Preto, Neuber Uchôa, George Farias, João Donato e Ronaldo Silva.

 

As músicas foram escolhidas por suas riquezas harmônicas, com letras que retratam a vivência, costumes e linguagem do povo nortista, e exaltam as características culturais amazônicas.

 

Grupos que representarão Roraima já estão em viagem 

O grupo teatral que levará o espetáculo “A Santa Casa” já está em Tocantins para a primeira apresentação. Os integrantes afirmam estar ansiosos, esperam uma plateia receptiva e entendem que o evento possui muita responsabilidade e credibilidade por disseminar a cultura entre os estados do Norte.

 

“Nós sentimos muito ansiosos em poder levar a nossa arte, principalmente por ser teatro, nossa paixão. Sentimos ansiedade também em conhecer outros grupos, favorecendo assim nossa cultura nortista. Enxergamos o intercâmbio como uma tarefa tanto linda quanto árdua, já que se encarrega em levar a cultura”, disse Augusta, integrante do CriArt Teatral, violinista no espetáculo.

 

Fonte: SESC-RR