Cotidiano

Sesp anuncia projeto-piloto contra suicídio

Roraima está entre as unidades federativas em que, proporcionalmente, jovens e adolescentes mais cometem suicídio, segundo dados apresentados na tarde de ontem, 17, em encontro promovido pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) para tratar do tema no Estado, especificamente em Caracaraí, por meio da Associação de Moradores que levou o assunto ao debate. O município perde apenas para Boa Vista em registros de casos.

À Folha, o titular da Sesp, Márcio Amorim, disse que o governo do Estado está iniciando o projeto-piloto de enfrentamento ao suicídio atendendo a um pedido do grupo de voluntários de Caracaraí para promover uma discussão acerca dos casos no município.

Dessa discussão, surgirá um projeto-piloto com ações que envolvem a saúde mental, orientações sobre uso de entorpecentes, além de cursos e treinamentos, acompanhamento com psicólogos, agentes de serviço social, médicos, palestras e atividades recreativas, com atuação em todo o Estado.

“A Sesp vai atuar como parceiro desse projeto com apoio policial, com videomonitoramento, atendimento pelo Ciops [Centro Integrado de Operações de Segurança] com orientação para evitar o suicídio e de prevenção ao uso e tráfico de drogas, já que sabemos que alguns casos de suicídio são relacionados ao consumo de entorpecentes. A Setrabes [Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social] e a Sesau[Secretaria Estadual de Saúde] vão atuar com a equipe psicossocial, para ensinar a família a saber tratar a situação e reconhecer os sinais antecipadamente”, explicou, destacando ainda as parcerias com a Vigilância Sanitária, Centro de Valorização da Vida (188), Prefeitura de Caracaraí, Câmara Municipal Caracaraí e os Cras (Centro de Referência em Assistência Social). 

“Vamos unir forças para discutir o tema e encontrar alternativas para reduzir e trazer a números razoáveis a incidência de suicídios naquele município”, afirmou. “O projeto visa ainda estender as ações para todos os municípios de Roraima”.

A coordenadora de Vigilância em Saúde do Estado, Leila Macedo, informou que um projeto similar foi elaborado no ano passado, mas estava parado por falta de apoio e volta agora para ser implantado como projeto-piloto em Caracaraí.

“O projeto estava parado por falta de recursos e incentivos e agora, com essa parceria com as secretarias estaduais, prefeitura, órgãos públicos e instituições de Caracaraí, vamos dar andamento ao projeto ‘A moda é Viver’, que Alda Araújo já desenvolve com jovens e adolescentes naquele município e fortalecer as ações”, disse. 

Ela informou que a reativação do projeto se faz necessária pelo alto número de casos de suicídios registrados no Estado, especificamente em Caracaraí por ser o município do interior com mais registros.

“Roraima sempre aparece nas primeiras colocações do ranking de suicídios do Brasil e temos essa preocupação de nos anteciparmos aos casos. Começamos a desenvolver o projeto e a elaboração do comitê gestor de enfrentamento e prevenção do suicídio”, informou.