Entretenimento

Shopping promove recreação infantil com temática circense

A ação é gratuita e está sendo desenvolvida pela Companhia Arte Circolar. A programação contempla sarau circense, oficina de pintura no rosto, cortejo infantil e muita diversão

Resgatar a cultura circense, incentivar a ocupação de espaços fomentadores de cultura, desconstruir o medo do palhaço e instigar a criatividade infantil: esses são apenas alguns dos objetivos da Companhia Arte Circolar, que está promovendo gratuitamente, durante todos os domingos de julho, uma programação lúdica e didática ao público infantil no Pátio Roraima Shopping. No próximo domingo, (22), a ação contempla um sarau circense e oficina de pintura no rosto.

Conseguir arrancar boas gargalhadas sempre foi uma das funções de um palhaço. Hoje, esse integrante do circo pode ter uma missão ainda maior, de acordo com a A+, Comunidade Produtora Artística Pedagógica: promover interatividade. A A+ é a produtora responsável pela Companhia Arte Circolar, e atua em Boa Vista e também em Salvador (BA). O responsável e fundador do projeto é o publicitário Fabiano da Silva, que é o “palhaço educador” da companhia.

“Esse projeto foi embasado por duas teses de doutorado de dois integrantes parceiros da A+: a tese do ‘Palhaço Educador’ e a do ‘Palhaço Caxambó’. São teses que adaptamos às nossas propostas para promover ludicidade de qualidade às crianças. Vale frisar que os nossos projetos são ligados a essa essência de educação, somados ao resultado de minhas pesquisas de mais de 15 anos sobre a cultura da infância”, explicou Fabiano.

As metodologias dos eventos da Circolar são utilizadas visando a integração em grupo, a prática de cooperação entre as crianças e a distração da mente. “Essas dinâmicas são utilizadas principalmente para gerar um estado psíquico de espontaneidade diante das outras crianças. É um treino essencial para a construção de uma presença pessoal e de uma personalidade cênica”, acrescentou Fabiano.

Nos domingos no Pátio Roraima, a Companhia Arte Circolar está desenvolvendo também o projeto “CircoLinho”, onde existe um momento em que a criança se torna o protagonista da cena. No dia 22 de julho, a programação contemplará sarau circense e oficina de pintura no rosto. Já no dia 29, para encerrar, haverá um sarau especial e cortejo com as crianças.

De acordo com Rafael Pflueger, gestor de Marketing do Pátio Roraima, o shopping fechou a parceria não só pelo entretenimento infantil, mas também para colaborar com a execução das teses de doutorado. Além disso, para ele, essa é uma ótima oportunidade para as crianças aproveitarem os últimos finais de semana das férias escolares.

“Somos um fomentador da cultura, da arte e do ensino. Esse tipo de parceria só tem a acrescentar ao Pátio, principalmente porque temos a preocupação de garantir a qualidade de nossas programações, para que toda a família se divirta e volte sempre que quiser. É muito bom poder proporcionar isso e ainda agregar ao projeto de educadores”, enfatizou o gestor.

A+ COMUNIDADE: A A+ é uma produtora artística pedagógica com responsabilidades sociais, integrada por três doutores em Educação idealizadores da Companhia Arte CircoLar. A Produtora foi criada pelo empreendedor cultural Fabiano da Silva, que atua nas Cidades de Salvador (BA) e Boa Vista (RR). A produtora desenvolve projetos culturais voltados ao mundo lúdico infantil.  A metodologia utilizada se dá através da valorização da infância com estímulo ao protagonismo infantil, por meio da arte-educação nas suas mais variadas vertentes artísticas. 

O QUÊ: Recreação Infantil, promovida pela Companhia Arte Circolar

QUANDO: dias 22 e 29 de julho (domingos)

ONDE: Espaço Pátio Cultural, no segundo piso do Pátio Roraima Shopping

QUE HORAS: A partir das 18h

QUANTO: Gratuito