Política

Sindicalistas acreditam que salários serão pagos até amanhã

A Medida Provisória (MP) que garante o repasse de recurso da ordem de R$ 225 milhões para Roraima foi assinada ontem 20, pelo presidente Michel Temer (MDB)

Mesmo sem nenhum indicativo de data, os servidores públicos estaduais mantém a esperança de que os salários atrasados vão ser repassados até este sábado, 22. Ontem, 20, o presidente Michel Temer (MDB) assinou a Medida Provisória (MP) que garante o repasse de recurso da ordem de R$ 225 milhões para Roraima.

Diante desse novo fato, a FolhaWeb entrou em contato com presidentes de sindicatos e a palavra mais dita por eles foi ‘cautela’. “Estamos acompanhando os trabalhos e todos os esforços que estão sendo canalizados para o pagamento dos salários. Apesar de todo o transtorno ocasionado por essa triste realidade, estamos pedindo só um pouco mais de paciência para os nossos servidores”, afirmou o presidente do Sindicato dos Fiscais de Tributos do Estado de Roraima (Sinfiter), Jorge Teixeira.

Inicialmente o Governo Interventor teria firmado o pacto de pagar os vencimentos referentes aos meses de novembro e dezembro, além da segunda parcela do décimo terceiro, para o dia 20, o que não ocorreu. Apesar disso, os servidores decidiram da mais um voto de confiança para que o pagamento seja efetuado o quanto antes.

“A postura da categoria nesse momento é de extrema cautela. Mesmo estando com a corda no pescoço, com o orçamento totalmente comprometido, a categoria entende que os recursos que foram disponibilizados pela União só foram efetivamente liberados ontem, com a assinatura da medida provisória. Creio que a MP já tenha sido publicada e acredito que, concretamente, teremos os recursos disponibilizados hoje”, comentou o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Roraima (Sindpol-RR), Leandro Almeida.

Caso esse prazo não seja cumpro, algumas categorias anunciaram que vão retomar a greve geral iniciada no fim do mês de outubro, como é o caso dos trabalhadores ligados ao Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos do Poder Executivo de Roraima (Sintraima).

“No dia 18, nós tivemos uma assembleia geral e lá foi decidido que os servidores retomarão a greve geral a partir do dia 26, caso o pagamento não seja efetuado até sábado. Nós queremos acreditar que hoje esse dinheiro será depositado, até por conta de toda burocracia que está ocorrendo em relação ao repasse desse dinheiro em Brasília”, destacou o presidente da entidade, Francisco Figueira.

O sindicalista também comentou a respeito da comprovação de Prova de Vida, solicitado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) desde a terça-feira, 18. Para ele, a medida é importante, mas inoportuna para este momento.

“Acredito que não era a ocasião mais oportuna, o processo deveria ter sido mais organizado, não teve critérios e haviam medidas que poderiam ter sido adotadas para amenizar as grandes filas que tivemos durante esse recadastramento. Essa medida, na minha avaliação, é apenas paliativa, porque tem que buscar realmente resolver o problema e não somente dar uma injeção de ânimo e depois não ter o prosseguimento dos trabalhos. Ela tem que ser contínua, valorizando aquele servidor que realmente comparece ao trabalho”, concluiu.