Cotidiano

Sindicato publica nota de repúdio contra senador

Segundo sindicato, nota será protocolada no gabinete do senador

O Sindicato dos Fiscais Estaduais Agropecuários do Estado de Roraima-SINFEARR, publicou uma nota de repúdio em relação as afirmações proferidas pelo senador Telmário Mota em vídeo publicado nas redes sociais.

Segundo o texto, os serviços da ADERR são de extrema importância para os agropecuaristas deste Estado.

“As barreiras citadas são na verdade Postos de Vigilância Agropecuária-PVA, onde temos servidores lotados (não recebem diárias) e que realizam um trabalho de excelência para a mitigação de riscos no que tange a disseminação de pragas quarentenárias, destacando-se entre estas a mosca da carambola, que foi identificada no Estado de Roraima no ano de 2010, deixando o Estado impossibilitado de exportar grande parte dos frutos aqui produzidos”. 

De acordo com o Presidente do Sindicato, Gustavo Menezes Domingues, a ADERR apresentou ao MAPA um Plano de Ação, de Prevenção, Controle e Erradicação da Mosca da Carambola no Estado de Roraima, que após aprovado, permitiu a reabertura das exportações de frutos hospedeiros pelo estado de Roraima. 

“Quando o senador se refere a farra de diárias, ele está humilhando os servidores que saem das suas casas para ficar em locais ermos e com baixa segurança para garantir que os produtores rurais exportem seus produtos” disse.

Outro lado – Ao telefone, o senador Telmário Mota reforçou às críticas a instituição e exigiu mais transparência em relação as diárias. “Quando eu falo que aquilo é uma fábrica de fazer diária, eu afirmo, eu crítico também a epidemia de pragas, só há exames em cavalos que irão correr em eventos da comunidade, um exame particular caríssimo, querem controlar a doença, tem que fazer exames em todas as propriedades” disse.