Cotidiano

Sindicato ressalta conquistas e avanços da profissão de contador em Roraima

O contador é um consultor estratégico, com visão ampla de mercado e que atua na construção de uma empresa mais eficiente

O Dia do Contador é comemorado nesta terça-feira, 22, e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de Roraima (Sescon/RR) aproveita a data para ressaltar as conquistas do setor.

A imagem de um profissional atrás de uma mesa, com uma calculadora e muitos papéis é muito usada para representar a classe contábil, mas essa ilustração vem passando por transformações e isso significa um reconhecimento pela excelente atuação.

O contador é um consultor estratégico, com visão ampla de mercado e que atua na construção de uma empresa mais eficiente, voltada para a excelência com relação às atividades financeiras das organizações. Assim é o trabalho do contador, que ao longo dos anos vem conquistando espaços que antes eram mais restritos.

“Podemos citar a relação entre profissionais e órgãos públicos. Um de nossos avanços é quanto ao atendimento na Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). Essa parceria otimiza nosso trabalho e o torna mais eficaz, principalmente quanto aos vencimentos de tributos e relacionamento entre profissionais contábeis e a Agência de Rendas”, disse o presidente do Sescon-RR, José Soares Belido.

Segundo ele, a atuação do Conselho Regional de Contabilidade de Roraima (CRC/RR) também é de suma importância para alavancar o setor contábil, pois é uma parceria constante que merece ganhar destaque. “O contador tem muito a comemorar, não só pelos avanços alcançados, mas pelo reconhecimento profissional e de relevância dentro de uma sociedade”, citou.

Dia do Contador

Comemorado em 22 de setembro, o Dia do Contador busca homenagear e reconhecer o trabalho de quem atua na área contábil. De acordo com o presidente do Sescon-RR, a data foi escolhida para celebrar a criação do curso de Ciências Contábeis no Brasil e para lembrar sobre a importância deste profissional para as empresas do Estado de Roraima.

“As atividades financeiras de uma empresa são essenciais para qualquer setor empresarial, tendo em vista que elas auxiliam na hora de manter o patrimônio das empresas em ordem. Nada melhor que contar com um profissional capacitado para atuar diretamente na economia de uma empresa, a fim de garantir o sucesso tão sonhado pelos empresários”, disse José Belido.

Para exercer esse papel de forma eficaz para a sociedade, é preciso que o profissional tenha técnica e muito estudo para atuar na profissão com qualidade, para assim, satisfazer o cliente.

“Relatos históricos estimam que as primeiras atividades que envolvem as ciências contábeis surgiram em 1770 no Brasil. Já em outros países, relatos apontam que essa modalidade tenha sido praticada há 2000 a.C. Trazendo para a nossa realidade, o contador tem conquistado espaço dentro das empresas de Roraima e tem mostrado o quão importante é para a economia do estado”, concluiu o presidente do Sescon-RR.