Cotidiano

Sinter afirma não ter relação com paralisação de professores

Às 15h desta terça-feira, 1°, sindicatos discutirão revisão salarial, que não vem sendo corrigida gestão após gestão

O representante do Departamento Jurídico do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima (Sinter-RR), professor Jefferson Dantas, recebeu a reportagem da Folha Web para informar que o Sinter-RR não tem relação com a paralisação de professores da Rede Estadual de Ensino, prevista para acontecer nesta quarta-feira, 2, em frente ao Palácio do Governo.

Segundo Dantas, já foi articulado com o Governo de Roraima uma resolução definitiva sobre os problemas na Educação do Estado.

“No próximo dia 22 de maio a categoria será recebida pela governadora, onde apresentaremos as problemáticas das Escolas Estaduais, defasagem de alunos, além das questões referente à carga horária e progressões verticais e horizontais dos salários impedidos pelo Decreto do Governo, na contenção de gastos”, destacou.

Dantas reiterou que às 15h desta terça-feira, 1°, os sindicatos estarão reunidos para discutir a revisão salarial, que não vem sendo corrigida gestão após gestão.

“Em 2018, o calculo salarial dos professores já demonstra uma perda de 30% frente a inflação, ou seja, um valor insuficiente para cada professor suprir com seus gastos mensais, seja com a gasolina e alimentação, por exemplo, que não param de subir e ninguém consegue acompanhar para sobreviver com dignidade”, disse.

O Sindicalista informou ainda que todas as categorias de servidores estaduais devem se mobilizar para somar forças e reverter as questões salariais.

“Faremos um planejamento organizado, estratégico e responsável de pressão, agindo sobre o tripé Político, Jurídico e Humano. E caso o governo não cumpra suas obrigações, a categoria poderá mobilizar paralisações e até mesmo deflagrar uma greve para buscarmos resolver esta situação que nunca se define, entra governo e sai governo. Chega de prejuízos, buscamos respeito e dignidade”, informou.