Cotidiano

Sintraima convoca servidores para manifestações

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos do Poder Executivo de Roraima (Sintraima), Francisco Figueira, confirmou a realização de mobilizações públicas para esta quinta-feira, 22.

Os atos, segundo ele, são alusivos os atrasos no pagamento dos servidores públicos estaduais.

Na capital, por exemplo, as ações vão ocorrer a partir das 16 horas, em frente a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Ele também confirmou protesto de servidores no posto de fiscalização do Jundiá, situado no município de Rorainópolis, Sul do Estado.

“Estamos convidando a todos os servidores para estarem às 16 horas, lá em frente a Assembleia Legislativa para uma grande manifestação em defesa da previdência do trabalhador e dos nossos salários que estão atrasados. Estamos aqui no posto fiscal do Jundiá, que também irá fazer uma paralisação. Os fazendários estão arrecadando, e Estado, que diz tanto que essa arrecadação de ICMS iria para o pagamento de salários não está indo”, comentou.

As mobilizações também têm o intuito de sensibilizar os poderes do Legislativo e Judiciário sobre a necessidade de abrir mão de valores referentes ao repasse de duodécimo para auxiliar no pagamento de vencimentos dos servidores do Executivo Estadual.

Alguns trabalhadores relatam, por exemplo, atrasos de mais de dois meses e não há sequer a segurança sobre o pagamento dos meses posteriores e segunda parcela do décimo terceiro salário.

“O tribunal de Justiça sinalizou que poderia ser pego o dinheiro do Iperr, mas os servidores não querem isso. Eles querem vocês [poderes] abram mão do que estão pegando [Duodécimo], para que seja pago somente os servidores de vocês e os nossos. Somente isso já bastaria, e o que sobrar, que seja repassado para outro exercício, que seja negociado. Vocês estão pegando todo recurso que vem de FPE [Fundo de Participação dos Estados] e o ICMS para vocês, [Legislativo, Judiciário, Ministério Público e TCE]. Isso não pode acontecer, pois vocês eram para ter fiscalizado em tempo hábil e não fizeram isso”, completou Francisco.

Confira o vídeo na íntegra: