Cotidiano

Sistema de alerta facilita recuperação de veículos

Policiais em serviço no raio de 100 quilômetros são notificados do roubo

Cidadãos que tiverem seu veículo roubado, furtado, em sequestro ou clonado, inclusive com perda de sinal de localização (GPS), podem se cadastrar no portal da PRF pela internet para notificar os agentes próximos ao crime.

A conclusão do registro permitirá imediata identificação do carro extraviado, pois enviará uma mensagem automática ao telefone funcional de todos os agentes em serviço no raio de 100 quilômetros ou na rota de passagem do veículo. O cadastro deve ser feito pelo link www.prf.gov.br/sinal, da PRF.

A PRF ressalta que o cadastramento do registro no Sinal não substitui a necessidade do boletim de ocorrência na Polícia Civil, porém a probabilidade de recuperação de um veículo é maior nas primeiras horas após o roubo, segundo comprovação policial.

Para a PRF, o Sinal supre uma importante lacuna do sistema de notificação atual, ao disponibilizar imediatamente informações de veículos roubados ou furtados. A avaliação é que o Sinal se consolidará como eficiente ferramenta no combate a esse tipo de crime. O Sinal substitui o antigo sistema Sinarf/Alerta.