Cotidiano

Sistema prisional inicia liberação de presos

Ao todo, devem sair 149 detentos, segundo a secretaria de segurança pública.

Iniciou na tarde deste sábado, 22, a liberação de detentos que cumprem pena no Sistema Prisional de Roraima que ganharam o benefício da saída temporária de Natal.  

Ao todo, segundo o secretário de segurança e interventor do sistema prisional, Paulo Costa, devem ser liberados 149, presos dos regimes aberto e semiaberto.

A saída temporária é autorizada pela Vara de Execução Penal do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).    

Ele detalhou que devem ser liberados 61 presos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC), 10 da Cadeia de São Luiz, localizada no Sul do Estado, do   presídio feminino devem sair 26 mulheres, e da Cadeia Pública de Boa Vista podem sair 52 reeducandos.

Paulo disse  ainda que estão de fora desta contagem, os presos do Centro de Progressão de Penas (CPP), pois está sendo realizado um levantamento na unidade que deve apontar aqueles que terão o direito ao benefício.        

Os detentos beneficiados precisam retornar às unidades prisionais até a  próxima sexta-feira 28. Aqueles que descumprirem as normas ou não retornarem às unidades dentro do prazo, serão considerados foragidos da Justiça.