Cotidiano

Somente detentos da ALA 15 terão refeição neste sábado

De acordo com familiares, reeducandos estariam desde ontem, 2, apenas com o café da manhã; Empresa contatada suspendeu envio por falta de pagamento

Familiares de presos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), situada na região de Monte Cristo, zona Rural de Boa Vista, denunciaram neste sábado, 3, problemas na entrada de alimentos na unidade.

Como foi noticiado anteriormente pela FolhaWeb, a entrada de alimentos tinha sido autorizada após recusa da empresa responsável pelo fornecimento de refeições aos detentos, que serviço por falta de pagamento. Segundo a mãe de um reeducando, apenas a ALA 15 estaria com o fornecimento garantido.

“Ontem, 2, eles [Direção da Unidade] anunciaram que os familiares podiam levar os alimentes na visita deste sábado, agora eu fui surpreendida com a informação de que só o pessoal da ALA 15 é que receberiam os alimentos e os demais não. Mesmo eu levando a comida pronta, eles não autorizaram entrar”, relatou.

Segundo a denunciante, a unidade teria se comprometido a recolher a alimentação para os detentos da ala mencionada, mas que até às 10h20 ninguém teria aparecido para executar tal tarefa.

“O motorista que faz a entrega das alimentações nos disse que a empresa não está mais autorizando os envios porque a governadora não pagou e que não tem como fazer a comida, pois nem a matéria prima eles estão tendo. Ontem, eles [Detentos] só receberam o café da manhã, mas o almoço e a janta eles não receberam. Provavelmente só vão comer amanhã”, completou.

Diante da situação, a equipe da Folha foi até a Cadeia Pública Masculina de Boa Vista (CPMBV) para saber se a unidade também estava passando pelo mesmo problema. A reportagem constatou que diferente da Pamc, a direção da cadeia está permitindo a entrada de alimentos prontos de forma ordenada.

OUTRO LADO – A FolhaWeb entrou em contato com a Secretaria de Justiça e Cidadania (SejuC) para os esclarecimentos sobre a questão e aguarda resposta.

Colaborou a repórter Leo Daubermann.