Política

Suely muda seis secretários

Reforma administrativa já era esperada e alterou o comando na Sefaz, Seinf, Seed, Cerr, Iteraima e Codesaima

A já esperada reforma administrativa no primeiro escalão do Governo do Estado finalmente foi anunciada. Conforme a Folha já havia adiantado há pouco mais de uma semana, seis secretarias estratégicas e órgãos de governo sofreram mudanças: Secretaria da Fazenda (Sefaz); Secretaria de Educação (Seed); Secretaria de Infraestrutura (Seinf); Instituto de Terras e Colonização (Iteraima); Companhia de Desenvolvimento (Codesaima) e Companhia Energética (Cerr).

A posse dos novos secretários e diretores-presidentes ocorreu em cerimônia no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, no final da tarde de ontem, 29, que também contou com a presença de todos os deputados que compõem a base do Governo na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), além do novo aliado da governadora Suely Campos, o ex-deputado federal Luciano Castro (PR).

Na Sefaz, Kleber Josuá Coutinho deu lugar ao auditor fiscal aposentado, Leocádio Vasconcelos, que já ocupou por três vezes o cargo de secretário de Fazenda. Ele estava atuando como superintendente Geral da Assembleia Legislativa de Roraima.

A Seed passa a ser comandada pela professora Cristina Paim, que assumiu no lugar do também professor José Gomes. A Secretaria de Infraestrutura terá o roraimense e engenheiro Carlos Briglia como titular, ocupando o posto que era de Gregório Almeida. Briglia já tinha ocupado o cargo entre 2009 e 2012.

O ex-governador Flamarion Portela assumiu o cargo de presidente do Iteraima, que antes era de Alysson Macedo. Na Codesaima, Jucilene Vieira assumiu a presidência, no lugar de Deyvison Corrêa Fernandes. Já a presidência da Cerr, que antes era chefiada por Francisco Fernandes, foi repassada a Kleber Coutinho Josuá, que ocupara o posto de secretário de Fazenda.

A ampla reforma nas secretarias era tida como oportunidade de dar mais agilidade à administração estadual e visibilidade aos atos do Governo, o que foi reforçado pela governadora Suely Campos. “As mudanças são para ajustar o desempenho na nossa máquina, para melhor servir a nossa população e desempenhar cada vez melhor as políticas públicas. Estamos trazendo nomes de larga experiência e o nosso grupo está formado para que possamos continuar o nosso trabalho”, destacou. (L.G.C)

Secretários falam sobre as prioridades nos sete meses restantes de Governo

Os novos secretários e presidentes de órgãos terão pouco tempo para mostrar serviço, sete meses para ser mais específico. A titularização de terras, o salário dos servidores estaduais e melhor trafegabilidade nas estradas do interior foram citados como prioridades.

“O grande desafio será titularização das terras. Roraima é virtual e desde sua criação que não tem sua base física dentro do domínio do Estado. Tudo que se vai fazer depende de consentimento e aprovação da União e isso não pode mais perdurar. A sociedade não aceita mais isso e queremos resolver definitivamente a questão da titularização das terras”, disse Flamarion Portela.

O novo secretário da Sefaz, Leocádio Vasconcelos, pontuou as dificuldades financeiras pelas quais Roraima atravessa. “Muitas delas decorrentes da crise que o Brasil atravessa e sabemos que a Sefaz é uma secretaria técnica e que é o último ano de mandato da governadora. Vamos administrar da melhor forma todos os problemas, principalmente questão de pessoal, que com certeza absoluta terá que ser prioridade”, afirmou.

A secretária de Educação, Cristina Paim, falou em dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo feito pelo antecessor. “Estou assumindo agora e ainda não tenho nada planejado, mas podemos dizer que vamos dar continuidade às demandas e procurar atender a todos da melhor forma para que a educação deslanche cada vez mais”, frisou.

Na Seinf, o engenheiro Carlos Briglia afirmou que a principal missão será melhorar a trafegabilidade no interior. “Inicialmente a governadora, quando me convidou, deu a missão de principalmente olhar pelo pessoal do interior nesse período de inverno, onde fica difícil para as pessoas trafegarem, os alunos irem para a escola, escoar produção, ponte com problema. Iremos contratar patrulha mecanizada para melhorar a trafegabilidade e assistência a todas as pessoas que precisam”, frisou.

Uma das principais surpresas na reforma administrativa do Governo, Jucilene Vieira, que assumiu a Codesaima, reforçou que buscará implementar projetos na área habitacional. “A prioridade será continuar o que já foi iniciado, implementar novos projetos na parte habitacional, olhar para o Matadouro Frigorífico e para a parte social, porque a Codesaima é uma companhia ampla com capacidade reduzida. Sei que será pouco tempo, mas não custa nada fazer um bom trabalho”, destacou. (L.G.C)

Conheça o perfil dos novos secretários

SEFAZ – Antônio Leocádio Vasconcelos Filhos é cearense e chegou a Roraima em 1991, para assumir posto de secretário no governo de Ottomar Pinto. Bacharel em Ciências Contábeis e Direito, é Auditor Fiscal aposentado da Secretaria de Fazenda do Ceará. Foi por três vezes secretário estadual da Fazenda (Sefaz) e secretário de Finanças de Boa Vista. Também foi secretário de Justiça e Cidadania, diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito e Controlador Geral do Serviço Social do Comércio. Foi também secretário de Saúde, de Educação e presidente do Iteraima e Superintendente Geral da Assembleia Legislativa de Roraima.

SEED – Teresa Cristina Nogueira Paim é natural de Pacajus (CE). Chegou a Roraima em 1972, onde trabalhou como professora da rede estadual de ensino, e também como gestora escolar. Foi nomeada para ser delegada do Ministério da Educação, o que hoje corresponde ao cargo de superintendente. Também exerceu cargos de secretária-adjunta da Secretaria de Articulação Municipal e diretora-administrativa do Instituto de Amparo à Ciência e Tecnologia e Inovação.

SEINF – Carlos Wagner Briglia Rocha é engenheiro civil, formado em 1977 pela Universidade Federal do Amazonas. Entre 1998 e 2014 foi servidor da Secretaria Estadual de Infraestrutura, onde desempenhou funções de diretor de departamentos e secretário estadual (de 2009 a 2014).

ITERAIMA – Flamarion Portela foi vereador em Boa Vista (1993-1995), deputado estadual (1995-1998) e vice-governador de Roraima (1999-2002). Flamarion assumiu o Governo de Roraima em 2002, quando foi reeleito governador de Roraima. Em 2007, foi eleito deputado estadual e seguiu com dois mandatos. Em 2015, no governo Suely Campos, foi nomeado secretário de Infraestrutura e, em 2017, voltou à Assembleia para assumir o lugar do deputado Chicão da Silveira.

CODESAIMA – Jucilene Araújo Vieira é roraimense, bacharel em Direto e licenciada em História. Desde abril deste ano ocupava o cargo de diretora comercial da Codesaima. Também trabalhou na Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) e na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR). Vai ocupar agora a presidência da Codesaima.

CERR – Kleber Coutinho Josuá ocupou cargos de chefia na Secretaria Estadual de Fazenda e estava no posto de secretário estadual de Fazenda. Agora vai ocupar o cargo de presidente da Cerr. (L.G.C)