Polícia

Suspeitos por pichações com símbolo de facção são presos

As grafias fazem alusão à facção criminosa e a um de seus dirigentes

Dois homens foram presos pela Polícia Federal nessa terça-feira (29) acusados de promover por meio de pichações, a violência de facção criminosa em Boa Vista-RR.

As prisões preventivas foram determinadas pela Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas após representação da Autoridade Policial, e, se condenados, os envolvidos podem cumprir penas que ultrapassam 13 anos de prisão.

No início deste ano foi instaurado Inquérito Policial a fim de investigar pichações feitas em frente a residências de agentes de segurança pública moradores de Boa Vista-RR. As grafias, que faziam alusão à facção criminosa e a um de seus dirigentes, são similares às que estão sendo feitas durante a prática de outros crimes no estado, como furto e vandalismo em escolas.

As pichações com menção à facção criminosa configuram o crime disposto no art. 2º da Lei 12.850 de 2013, que é “Promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa”, cuja pena, de até 8 anos, é aumentada nos casos em que a organização criminosa faz emprego de arma de fogo ou se ela mantém conexão com outras organizações criminosas, dentre outros.

Além deste, os infratores podem responder, também, pelo crime do Art. 65 da Lei de Crimes Ambientais, com pena de até 1 ano de detenção.

Segundo a Polícia, foram expedidos três mandados de prisão preventiva, de forma que um dos alvos se encontra foragido. Dois dos envolvidos possuem antecedentes criminais por furto e corrupção de menores, e o terceiro informou que já ficou preso na Venezuela, acusado de ser cúmplice em um homicídio.

Os presos foram encaminhados para a Penitenciária Agrícola Monte Cristo.