Esporte

Suzane Sá começa ano como 1ª do ranking Brasileiro

Com apenas 18 anos, a pugilistas se tornou a primeira mulher roraimense campeã brasileira de boxe na história da modalidade no Estado.

O boxe roraimense teve como destaque em 2018 a pugilista Suzane Costa de Sá de apenas 18 anos de idade. A atleta conseguiu vários feitos ano passado e a mais importante até então foi a conquista da Medalha de ouro na cidade de Cuiabá-MT onde assumiu o 1º Lugar no Ranking Feminino Juvenil categoria Mosca (51 kg) da Confederação Brasileira de Boxe – CBB. Com esse feito, a lutadora inicia a temporada 2019 no topo da lista dos tops.

Suzane falou da satisfação em carregar esse título nacional após dura caminhada até chegar a conquista. “Com certeza, todo atleta se prepara para o Campeonato Brasileiro, participei no meu primeiro ano, não obtive resultados, mas peguei experiência e vim me aperfeiçoando nos treinamentos, no meu segundo ano obtive o primeiro lugar me consagrando a primeira roraimense a conquistar o primeiro lugar no pódio, esse feito vem me motivando a sempre buscar e dar o meu melhor”, disse a campeã.

A pugilista contou também que vive um momento de transição e com isso o trabalho muda de forma gradativa com planejamentos impostos pelos treinadores.

“Estou em uma transição delicada de categoria do juvenil para o Adulto. Estamos iniciando novos planejamentos para os treinos, e vamos bem motivados para essa nova etapa, com um bom planejamento vamos buscar sempre o melhor”, afirmou.

Para chegar lá tudo começou com a preparação. Em 2018 a atleta se preparou para disputar e disputou os Jogos de Verão do mesmo ano. A partir de então, encarou obstáculos na empreitada até chegar a ser número um do Brasil em sua categoria. Em março a pugilista ficou em segundo lugar no Campeonato Paulista de Boxe Feminino ficando com a prata.

Também em maio a atleta vence a seletiva na vila olímpica Roberto Marinho e representa a Federação de Boxe do Estado de Roraima-FBER, no Campeonato Brasileiro de Boxe Elite Feminino, onde obteve sua maior conquista, se tornando a primeira mulher roraimense campeã brasileira de boxe. Em setembro veio a confirmação de Suzane Sá como número 1 do Ranking Feminino Juvenil categoria Mosca (51 kg) da Confederação Brasileira de Boxe – CBB.

Com relação a 2019, Bráulio Costa presidente da ARIB (Associação Roraimense Internacional de Boxe) informou quando de fato começa a temporada para atleta neste ano. “Previsão de recomeçarmos os treinamentos após a primeira quinzena de janeiro deste ano no Ginásio Allan Costa que ficará responsável dos treinamentos da atleta”, finalizou.