TRE-RR inicia lacre de urnas eletrônicas

Até a sexta-feira, 28, o procedimento será acompanhado por candidatos, representantes de partidos políticos, órgãos ministeriais e entidades fiscalizadoras

O Tribunal Regional de Roraima (TRE-RR) deu início nesta terça-feira, 25, o processo de carga e lacre das urnas que serão utilizadas nas eleições gerais deste ano. Até esta sexta-feira, 18, todas as atividades estão sendo acompanhadas de perto por candidatos, representantes de partidos políticos, órgãos ministeriais e entidades fiscalizadoras.

“A gente começa todo o procedimento com a geração das mídias, onde é realizada a verificação da foto de todos os candidatos, a questão dos partidos, ou seja, tudo é incluído no card que fica armazenado dentro das urnas eletrônicas. Posteriormente, é feito o teste dessas urnas, para verificar se elas estão em perfeitas condições. Há um check-list que o próprio equipamento traz e ele deve ser cumprido passo a passo, desde a questão do horário, da data que está sendo realizada essa carga, bem como a questão do início das eleições para o dia 7”, explica a presidente da comissão de carga e lacre das urnas do TER-RR, Graciete Sotto Mayor Ribeiro.

Graciete conta ainda que após a realização dos procedimentos de verificação das informações e alimentação de card das 1.390 urnas eletrônicas, os fiscais realizam uma conferência de segurança do equipamento.

“São oito lacres por cada equipamento e realizamos isso aleatoriamente, em uma urna por cada zona eleitoral. Isso mostra o trabalho e a preocupação que a Justiça Eleitoral tem em garantir a segurança das eleições. Terminado esse procedimento, ela fica condicionada aqui na sede do TRE e dependendo da localidade, essa urna vai com antecedência com uma equipe. Aqui na capital, as seções são preparadas no dia anterior e pela manhã, as urnas são deixadas em cada local”, completou.

Coordenador de Eleições do TRE-RR, Fábio Barros, destaca que ao contrário de pleitos anteriores, as eleições 2018 com um número bem maior de pessoas para garantir a segurança e rapidez na apuração do resultado.

“Nessa eleição, a Justiça Eleitoral decidiu inovar. Até para dar maior transparência às ações, nós convocamos apoiadores logísticos voluntários. Então, esses eleitores, assim como os mesários se candidataram para poder fazer parte desse processo. 90% dessas pessoas são voluntários, que estão atuando nisso e participando dessa iniciativa”, frisou.

Entre os mais 110 voluntários está Marcelo Lopes da Silva. Para ele, participar de todo o processo eleitoral mostra o quão confiável é a urna eletrônica e o trabalho realizado pela Justiça Eleitoral. “A eleição é um processo muito importante para o Brasil e está fazendo parte disso me faz ver o quanto o TRE se preocupa com isso”, concluiu.   

As eleições 2018 será realizada no dia 7 de outubro, mas caso haja segundo turno, a votação será no dia 28.

Publicidade