TRE absolve Suely Campos em ação movida por Chico Rodrigues

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) absolveu a governadora Suely Campos (PP), em ação movida pelo ex-governador Chico Rodrigues, que tentava cassar seu diploma sob a acusação de suposto crime eleitoral nas eleições de 2014, quando disputaram o cargo de governador.

Em julgamento realizado para limpar a pauta de processos das eleições anteriores a 2018, os juízes eleitorais entenderam, por unanimidade, que não havia provas para corroborar a acusação feita pela coligação do candidato derrotado pela governadora.

Chico Rodrigues tentou acusar a governadora por suposto gasto ilícito pelo pagamento de honorários advocatícios e de contabilidade em processos judiciais. No entendimento da Justiça Eleitoral, no entanto, esse tipo de gasto não pode ser enquadrado como despesa eleitoral nem está sujeito a limitação que possa comprometer a ampla defesa.

“A decisão do TRE, ao absolver a governadora à unanimidade, só corroborou a higidez da sua prestação de contas nas eleições de 2014, especialmente por não ter sido comprovada nos autos qualquer uma das acusações infundadas articuladas pelo candidato derrotado nas urnas”, disse o advogado Frederico Leite.