Geral

Tairane Oliveira se prepara para a disputa do Arnold Sport South América

Aos 36 anos atleta exibe boa forma, três anos após o nascimento do filho João Antônio, e disputa primeira competição internacional

Treinos de segunda a segunda. Alimentação balanceada e muita disciplina. Essa é a rotina de uma fisiculturista. E no caso de Tairane Oliveira, isso é algo levado muito a sério.

Não é à toa, que em 2017, a atleta conquistou nada mais nada menos que duas competições estaduais. O destaque proporcionou a chance de competir em uma das mais importantes competições internacionais da categoria: o Arnold Sport South América, que acontece nos dias 20, 21 e 22 de abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Aos 36 anos, Tairane exibe um físico de dar inveja. Mas se engana quem pensa que a bela sempre foi uma atleta de alto rendimento. Na verdade, o fisiculturismo só entrou na vida dela há três anos.

“Eu resolvi entrar nesse universo após o nascimento do meu filho, João Antônio, que hoje está com 2 anos e 10 meses. Antes eu treinava como qualquer pessoa que vai para a academia. Mas depois que tive o João,em 2015, mudei radicalmente a minha alimentação e comecei a levar os treinamentos a sério”.

Foram quase dois anos de preparação, até a primeira competição, o estadual, em junho de 2017. Foi campeã. Em dezembro, mais um título: dessa vez na Copa Roraima de Fisiculturismo. Ambos na categoria Bikini Fitness.

“Eu não esperava entrar no esporte e já de primeira, assim, ganhar duas competições em um ano. Porque apesar de ainda não ser tão reconhecida, a modalidade conta com muitos bons atletas em Roraima. E por eu ser um pouco mais velha, competindo contra meninas de 19, 20, 21 anos, eu realmente não esperava alcançar um físico para chegar aos títulos”, destacou.

A rotina de treinos dessa baiana de nascimento, mas roraimense de coração (veio para Roraima aos oito anos de idade junto com os pais), tem cerca de três horas de treinos diários, começando às 5h30 com aeróbico em jejum. Depois é a vez da musculação. Entre um treino e outro, ainda arruma tempo para ser mãe e conciliar a faculdade de Educação Física e a atuação como estagiária em uma academia.

“Tem muitas mulheres que acreditam que após ter filhos não irão recuperar o corpo que tinham antes. Elas acham que não vão mais conseguir treinar. Mas dá sim. É uma questão de disciplina, conciliando alimentação, treino, trabalho e o ofício de ser mãe”. E nem precisa dizer que a Tairane é um bom exemplo disso.

TREINOS PARA O ARNOLD SPORT – À medida que a competição se aproxima, a preparação é intensificada sob a supervisão do treinador Edson Silva. A alimentação também é restringida. “O aeróbico é tão importante quanto a musculação. Pois, a minha categoria exige mais definição do que músculos. Na Bikini Fitness o que vale é ser sequinha”, brincou.

Nos finais de semana, ainda treina MMA Fit, que segundo ela, ajuda também na parte aeróbica. “Ajuda a desenvolver resistência para os treinos de musculação. Então são ganhos em dobro”, explicou.

Na dieta, carboidratos foram quase eliminados. “A gente vai diminuindo gradativamente até zerar. Agora estou numa fase de consumir bastante água, mas também vamos diminuindo, à medida que a competição se aproxima, que é a fase de desidratação, quando a gente termina de definir a forma física para chegar da melhor maneira na competição”.

E a expectativa pela primeira participação em uma competição fora do Estado só cresce a cada dia. “A ansiedade é enorme. Representar Roraima no Arnold Sport, que é um evento mundial é uma honra para qualquer atleta. Não consigo mais nem dormir direito de tanta ansiedade”.

EVENTO GLOBAL – O Arnold Sport é hoje um evento de alcance mundial. Além da América do Sul e América do Norte, o idealizador, o ator Arnold Schwarzenegger ampliou sua área de atuação nos demais continentes. É realizado também na Europa, Ásia, Oceania e África e considerado o maior evento multiesportivo da América Latina, com 37 modalidades, participação de 10 mil atletas, inclusive profissionais do body building e strongman.

BUSCA POR PATROCÍNIOS – Além dos treinos e dos gastos com suplementação – que não são poucos – Tairane agora corre atrás de patrocínios para custear a participação na competição. A atleta já tem passagens e inscrição compradas, mas ainda preciso levantar os valores necessários para estadia e alimentação na capital paulista, durante os três dias de evento.

“Isso é sempre o mais difícil né? Ainda faltam algumas coisas para resolver e a gente tem que buscar apoio, ainda mais no universo do fisiculturismo, que ainda não é um esporte muito conhecido. Se algum empresário se interessar em apoiar a nossa participação no Arnold Sport South América, basta entrar em contato pelo telefone: 98113-8956”.

Tairane Oliveira tem o apoio da Agência de Viagens Voe Mais BV, Loja Manas Fitnnes, Salão Thalita Rodrigues e Drª. Juliana Gomes.