Cotidiano

Taxistas de Pacaraima querem vagas no Terminal do Caimbé

Alegação de cooperativas é que presidente da Unitap não mora em Boa Vista e, por isso, não teria alguns direitos

Uma confusão envolvendo taxistas que realizam viagem entre municípios foi registrada na manhã de ontem, 3, no Terminal do Caimbé, zona oeste da Capital. O conflito ocorreu por conta da divergência entre as cooperativas de transportes sobre o horário de permanência dos motoristas que fazem trajeto até Pacaraima.

Motoristas da Unitap, cooperativa baseada em Pacaraima, encaminharam na sexta-feira, 31, ofício para as outras empresas informando que iriam começar a trabalhar no período integral a partir de segunda, alegando atendimento às normas do Conselho Rodoviário Estadual. 

No documento do Conselho, assinado pelos demais donos de cooperativas do Estado, consta que o horário de trabalho dos profissionais é das 5h às 20h. No entanto, a Unitap só poderia permanecer no terminal no horário da tarde conforme acordos feitos entre as cooperativas que administram o espaço e a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), que regula o transporte municipal.

O presidente da Unitap, Igleyson Gomes, informou que, ao chegarem no terminal, não foram autorizados pela Cootap, empresa responsável pela organização do espaço, a trabalhar. Ele alega que a equipe tentou conversar com os demais taxistas, porém, não obteve resultado positivo. “Nós estamos desde 2014 tentando fazer um trabalho de diplomacia, mas a resposta sempre é negativa”, reclamou.

Gomes disse ainda que, após conversa com taxistas, os membros da Unitap buscaram a Emhur, mas não tiveram o retorno devido. “Fomos à Emhur e ficou claro nessa reunião que por eu não ser morador daqui, eu não vou ter alguns direitos. A Emhur até teve boa vontade de resolver o problema, mas tiveram negativa da outra cooperativa. Por fim, a diretora disse que ia fazer um estudo de caso. A gente já está cansado disso”, reforçou.

CONFLITO – Após visita à Emhur, os taxistas da Unitap tentaram manifestar sua insatisfação e fecharam a entrada do terminal, mas foram recebidos pelos agentes da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal e Segurança Urbana e Trânsito (SMST). “Nós fechamos a entrada do terminal e prontamente tinha a Guarda armada e com spray de pimenta. Deixo claro que não usaram, mas não somos bandidos. Somos pais de família tentando reivindicar os nossos direitos”, criticou.

Depois do ocorrido, a previsão é que a empresa se reúna para decidir as próximas providências. “Vamos nos reunir ainda para fazer o que vamos fazer. Uma coisa é certeza, não vamos ficar de braços cruzados e vamos correr atrás dos nossos direitos”, completou.

Cootap alega acordo entre cooperativas

O presidente da Cootap, Jackson Douglas, explicou que os representantes das empresas de transporte municipal definiram em reunião que a organização no terminal seria feita pelos próprios motoristas e que a Cootap ficou responsável pela administração do espaço.

Ele acrescentou que somente depois de muitas reuniões e discussões eles chegaram à conclusão que a Unitap funcionaria somente na tarde por não ter veículo em Boa Vista. A medida visava facilitar a rotina dos motoristas que vivem em cada município.

“Isso já tem vários anos, mas infelizmente a empresa nos enviou ofício dizendo que se sentia no direito de lotar a plataforma no período da manhã. Nós temos um acordo, assinado com todos os órgãos competentes. Isso está errado”, afirmou.

Jackson criticou ainda a forma de trabalho da Unitap que, segundo ele, tem o objetivo de manter os veículos em rotatividade, ou seja, não obedecendo aos critérios de coletividade entre os motoristas das demais empresas. “Eles não pensam ‘ah, eu já fui levar passageiro, deixa outro levar agora’. Eles não querem dar oportunidade para os outros”, reclamou.

PREFEITURA – A Folha entrou em contato com a Emhur, porém, não obteve retorno até o fechamento da matéria. (P.C.)