Entretenimento

Terapia pode ser um caminho para crescimento pessoal

Na terapia, o profissional tem o papel de ajudar o paciente a encontrar suas próprias respostas e fazer suas próprias escolhas

Fazer terapia é um investimento saudável. É, também, um direito e um dever que todo ser humano tem, mas nem todos têm essa consciência.  Em uma terapia, o dialogo não é apenas uma conversa como as que se tem com um amigo ou parente. São diálogo-terapias, ou seja, conversas terapêuticas, que só são possíveis mediante a relação de confiança que se estabelece entre o psicólogo e o Paciente.  De acordo com a psicóloga Marta Ribeiro, a terapia possui uma postura de acolhimento e escuta, onde o profissional busca auxiliar o paciente a refletir sobre sua própria vida, sem, no entanto, aconselhá-lo ou orientá-lo.
Segundo ela, o profissional tem o papel de ajudar o paciente a encontrar suas próprias respostas e fazer suas próprias escolhas, para que ele aprenda a tomar as decisões certas e ser responsável por elas.
Ela explica que existe uma série de sintomas que mostram quando o indivíduo precisa passar por um tratamento: tristeza persistente, agressividade, culpa, relacionamento complicado, insegurança, baixo-auto-estima, pensamentos suicidas, medos irracionais como de dirigir, de animais, de sair de casa, e em quadros clínicos como, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtorno obsessivo compulsivo (TOC), Depressão, dentre outros.
Nos casos acima o indivíduo percebe que não esta conseguindo vencer os sintomas internos sozinho e que esses sintomas estão impedindo os avanços em seus objetivos e que está deixando de viver por questões psicológica. Nestes casos deverá procurar ajuda de um psicólogo.
“A psicoterapia é um momento de acolhimento, portanto a intervenção psicológica terá o intuito de reverter o quadro com sintomas de inadequação que o indivíduo esta apresentando no momento. Na psicoterapia, o terapeuta e o paciente trabalharão em conjunto com as técnicas mais adaptativas a queixa do paciente, e assim ocasionar mudanças de crenças e pensamentos distorcidos, para uma melhor compreensão da vida” explicou.
A diferença entre psiquiatria e psicologia
 De acordo com a especialista, o psiquiatra é um médico que tem em seu foco principal o tratamento medicamentoso, tratando assim a parte orgânica das perturbações psicológicas, porém o Psicólogo utiliza técnicas terapêuticas de acordo com sua abordagem, dando ênfase à capacidade emocional, comportamental, cognitiva, para assim obter mudanças desejadas no paciente.
“A psicoterapia ajuda melhorar a qualidade de vida do indivíduo, pois as técnicas aplicadas na terapia auxiliam na mudança de comportamento e estilo de vida, o indivíduo em questão passa a agir de forma mais coerente e equilibrada nas questões emocionais, ou seja, há uma brusca melhora na qualidade de vida tanto da pessoa quanto para quem convive próximo, sejam seus familiares, sua vida social e profissional” relatou a psicóloga.
Preconceito
Muitas pessoas ainda têm vergonha de procurar ajuda psicológica em busca de uma qualidade de vida. Porém, da mesma forma que um dentista auxilia na dor de dente, o psicólogo também auxiliará o indivíduo na sua dor emocional, ou complicações psicológicas. “Nos dias de hoje ainda há preconceito por parte da maioria das pessoas, assim a resistência em procurar ajuda psicológica é bem significante, há aqueles que acham que quem a psicologia só trata de loucos, outros sabem que precisam, mas tem vergonha por estar expondo suas questões e veem como fraqueza” explica a especialista.
Segundo ela, quanto mais cedo o indivíduo reconhecer que precisa de ajuda e que não irá conseguir ultrapassar essas questões psicológicas sozinho, mais rápido irá a solução para os problemas. “A psicologia serve para dar suporte ao indivíduo nas áreas que mais prejudicam seu bem estar” completa.
Dificuldades
As dificuldades que o indivíduo possa vir enfrentar esta relacionada na ideia que o mesmo faz do que venha ser a psicoterapia, e suas reais intenções e desejos de mudanças. “Quando o indivíduo pensa em mudar seu estilo de vida, vem a sua mente todo trabalho que terá pela frente, e em muitos casos acabam desistindo, e inconsciente preferem conviver no comodismo que esta sua vida no momento, porém quando este percebe que suas questões psicológicas trazem mais sofrimentos do que a mudança possa trazer, então ele opta pela mudança” relata a psicóloga
A psicóloga ressalta que a psicoterapia não tem a proposta de banir todo e qualquer sofrimento na vida do indivíduo, e sim fazer com que ele compreenda melhor a dor para assim poder se adequar e se aperfeiçoar alcançando a tão merecida qualidade de vida.