Trabalhadores aproveitam dinheiro extra para pagar contas atrasadas

Quem trabalha durante a campanha eleitoral prefere quitar os débitos atrasados de utilidade pública, como de água e luz

Uma das principais razões para a procura do emprego no período eleitoral, mesmo que o serviço seja temporário, é para quitar as dívidas atrasadas. Em Roraima, a mudança já foi percebida nas lotéricas com um crescimento no número de atendimentos.

Nas unidades em Boa Vista, por exemplo, percebeu-se um aumento de cerca de 50% no pagamento de contas atrasadas em comparação com agosto deste ano. Em especial, as de luz e água, que são consideradas como utilidade pública.

“Aumentou muito esse mês, em comparação ao mês passado. Praticamente dobrou o número de pessoas que vem aqui”, disse uma das atendentes em uma lotérica localizada na Avenida Capitão Júlio Bezerra, no bairro Aparecida. A expectativa é que o atendimento continue a subir nos próximos meses.

Grande procura bate com os índices apontados pelo último levantamento da Serasa Experian, companhia que fornece informações sobre o mercado brasileiro. Na relação mais atualizada, de julho de 2018, Roraima aparece em primeiro lugar no ranking nacional, com 57% de consumidores inadimplentes. Além dos serviços de luz e água, a população também contrai muitas dívidas com os bancos, no setor do varejo, telefonia e por empréstimos com financeiras.

Apesar da movimentação percebida nas lotéricas do Estado, os pagamentos ainda não fizeram diferença no levantamento dos órgãos que prestam os serviços. De acordo com a Eletrobras Distribuição Roraima, a inadimplência oscila constantemente, mas não foi sentida qualquer mudança.

“O índice é alterado constantemente tanto para mais, quanto para menos. Não percebemos alterações substanciais nos indicadores de inadimplência da classe privada no último semestre de 2018”, explicou em nota. Já a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) completou que o índice de inadimplência manteve a mesma média nos últimos meses.

Inscrição em concurso público também é pago com renda extra

Além do pagamento das contas atrasadas, outros setores que também recebem um investimento são as consultas de saúde e os boletos de concurso público. Segundo os trabalhadores temporários, o dinheiro recebido contribui com a renda familiar.

“Eu coloquei internet em casa. Paguei água, luz, telefone e os boletos dos concursos e o cursinho preparatório. Esse dinheiro vem em boa hora”, explicou uma funcionária, que preferiu se manter anônima.

Ela diz que sempre trabalha no período eleitoral quando acredita no candidato, por achar que pode fazer a diferença no cenário, mas que o rendimento também vem em boa hora. “A maioria utiliza essa verba extra para pagar contas ou economiza para o fim de ano”, ressaltou.

Outra trabalhadora optou por utilizar os valores recebidos para bancar exames de saúde para si e outros membros da família.

“A gente acaba não fazendo por que é tudo muito caro. Mas com esse dinheiro eu consegui fazer a minha consulta, da minha irmã e dos meus filhos”, completou. (P.C.)