Cotidiano

Três municípios de Roraima estão em situação de alto risco de surto

Conforme dados da Sesau, os municípios em risco são Alto Alegre, Caroebe e Rorainópolis

O novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), divulgado pelo Ministério da Saúde, indicou que três municípios de Roraima estão em situação de alto risco de surto para doenças como dengue, zika e chikungunya. Dados repassados à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) pelas prefeituras apontam que os três municípios considerados de risco são Alto Alegre, Caroebe e Rorainópolis.

As localidades são de situação de alto risco, quando o Índice de Infestação Predial (IIP) é superior a 4%, desde o mês de julho. O Município de Alto Alegre, localizado na região Centro-Oeste do Estado, sofreu uma queda de mais de 60%, passando de 12,6% para 4,6%. Depois, está Rorainópolis, ao Sul do Estado, que passou de 16% para 7,9%, o que representou uma redução de 50%. Por último, o Município de Caroebe, na região Sudeste, que manteve o IIP em 7,4%.

Em relação aos demais locais, a Sesau registrou nove municípios em situação de médio risco, quando o IIP está entre 1% e 3,9%. São eles: Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Mucajaí, Pacaraima, São João da Baliza e São Luiz do Anauá. No mês de julho, os nove municípios foram constatados em situação de alto risco, principalmente Bonfim, na região Leste, que chegou a ter o IIP em 18,1% e Mucajaí, na região Centro-Oeste, que atingiu 15,5%.

Iracema, localizado a cerca de 90 quilômetros da Capital, na região Centro-Sul do Estado, foi o único município considerado de baixo risco pela Sesau, tendo em vista que o IIP registrado não ultrapassa 0,9%. De julho para cá, a redução foi de 50%, passando de 1,8% para 0,9%.

Dos 15 municípios do Estado, apenas dois não participaram do levantamento: Normandia, na região Leste do Estado, e Uiramutã, na região Nordeste de Roraima. Segundo a pasta, o levantamento não é realizado nessas cidades por terem menos de dois mil imóveis.

RECORDE – Para o MS, o LIRAa teve adesão recorde de municípios para este período do ano. Em Roraima, de 15 municípios, 13 realizaram o levantamento entre outubro e novembro de 2017. O recorde de adesão de municípios foi atribuído a Resolução 12/2017, que tornou obrigatória a realização de levantamentos entomológicos de infestação pelo mosquito Aedes aegypti. A realização do monitoramento ficou condicionada ao recebimento da segunda parcela do Piso Variável de Vigilância em Saúde, recurso extra que deve ser utilizado exclusivamente para ações de combate ao mosquito. Até então, o levantamento era feito a partir da adesão voluntária de municípios.

DADOS NACIONAIS – De acordo com o Ministério, 3.946 cidades de todo o país fizeram o levantamento. Destes, 2.450 municípios estão com índices satisfatórios, com menos de 1% das residências com larvas do mosquito em recipientes com água parada, 1.139 municípios em alerta, com índice de infestação de mosquitos nos imóveis entre 1% a 3,9%, e 357 em risco, com mais de 4% das residências com infestação. (A.G.G)

Ações de combate são operacionalizadas pela gestão municipal, diz Sesau

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti são preparadas pela gestão municipal de cada localidade. Nas últimas semanas, os três municípios em alto risco – Alto Alegre, Caroebe e Rorainópolis – receberam nebulização por meio dos carros-fumacê, enviados pelo Estado após solicitação dos gestores locais.

Ao longo do ano, o Estado apoia os municípios no combate do mosquito, promovendo treinamentos de médicos e outros profissionais de saúde, assessoria técnica e apoio diretamente nas ações e articulando apoio do Exército e Corpo de Bombeiros. Além disso, a Sesau comentou que o monitoramento das ações dos municípios foi otimizado com novos veículos, equipamentos e com a criação da Sala Estadual de Coordenação e Controle (Secc), para o enfrentamento à microcefalia, composta por órgãos governamentais, forças militares e com participação do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

A Sesau informou que, após as reuniões da Secc, tem contato com o Ministério da Saúde por meio de videoconferência para socialização das informações das ações realizadas pelos municípios e recebimento de orientações do Governo Federal. (A.G.G)

Prefeitura diz que intensificou ações de combate na Capital

A Prefeitura de Boa Vista esclareceu que tem intensificado as ações de combate ao Aedes aegypti em todos os bairros da Capital. De acordo com os dados repassados à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), a Capital registrou um Índice de Infestação Predial (IIP) de 2,8%, representando médio risco para infestação das doenças relacionadas aos mosquitos.

A gestão municipal destacou que o combate ao mosquito é um dever, também, dos cidadãos. “As ações são periódicas e planejadas levando em conta os bairros com maior número de casos confirmados por meio do levantamento. Nessas localidades, o Município intensifica as ações de bloqueio e eliminação de criadouros”, informou.

Segundo o Município, a população pode colaborar no combate ao Aedes adotando hábitos que contribuam para a prevenção eliminando os criadouros dentro de suas casas e quintais. Além disso, reforçou que é de suma importância permitir a entrada dos agentes nas residências durante as visitas, a fim de que os focos sejam eliminados. O órgão apontou ainda, que os agentes cumprem um cronograma de palestras de educação e saúde nas escolas municipais, estaduais e nas unidades básicas de saúde e realizam blitz educativas em pontos estratégicos dos bairros classificados com maior índice de infestação. (A.G.G)