Saúde e Bem-estar

Três municípios de Roraima não atingiram meta, afirma Ministério da Saúde  

Campanha nacional de vacinação termina na próxima sexta-feira (14). Em todo país, a cobertura vacinal contra a poliomielite e o sarampo está em 94%.

A três dias do término da Campanha Nacional de Vacinação, três municípios de Roraima não atingiram a meta de vacina segundo Ministério da Saúde. São eles: Alto Alegre, Boa Vista e Mucajaí.

Dados preliminares do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), alimentado pelos estados, apontam que Roraima vacinou 83,24% do público-alvo contra a pólio e 83,95% contra o sarampo.

Ainda segundo o Ministério, a capital Boa Vista também registra uma baixa cobertura, com apenas 70% das crianças vacinadas.

Em todo o estado, foram aplicadas mais de 67.985 mil de doses das duas vacinas.

A campanha

Todas as crianças de um a menores de cinco anos devem se vacinar independente da situação vacinal. O Ministério da Saúde reforma que a vacina é a forma mais eficaz de proteger as crianças contra doenças já eliminadas no país.

O sarampo e a poliomielite são doenças infectocontagiosas que podem resultar em complicações graves para as crianças, além de levar até a casos de morte. A campanha termina na próxima sexta-feira (14).