Política

Tribunal de Justiça escolhe novo presidente

Os desembargadores Mozarildo Monteiro Cavalcanti e Ricardo de Aguiar Oliveira foram eleitos para comandar o tribunal nos próximos dois anos

Os desembargadores Mozarildo Monteiro Cavalcanti e Ricardo de Aguiar Oliveira foram eleitos, presidente e vice-presidente, respectivamente, do Poder Judiciário do Estado de Roraima, para o biênio 2019-2021. As eleições ocorreram nessa quarta-feira, 28, das 8h às 14h, e foram realizadas por meio de urnas eletrônicas ou e-mail institucional.

Dos 46 magistrados, 100% compareceram à eleição. A chapa foi eleita com 43 votos, 2 votos em brancos e 1 voto nulo. A Comissão Eleitoral foi composta pela desembargadora Elaine Bianchi, presidente da Comissão, desembargador Jefférson Fernandes, membro e desembargador, Jésus Nascimento, membro.

Foi a segunda vez que o Judiciário Roraimense escolheu seus dirigentes por meio de eleições diretas. O Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJRR) é o único tribunal estadual onde o presidente e o vice-presidente são eleitos democraticamente. “Em junho de 2015, o Tribunal de Justiça de Roraima foi o primeiro a aprovar o voto paritário para desembargadores e juízes. Foi uma grande conquista”, afirmou o presidente da Associação dos Magistrados de Roraima (AMARR), Renato Albuquerque, que é um dos coordenadores nacionais das eleições diretas.

As urnas foram disponibilizadas no Palácio da Justiça e nos Fóruns Cível e Criminal. Os equipamentos foram auditados e lacrados na segunda-feira (26), no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE/RR).

O juiz Ricardo Alexandre, presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM) e coordenador Nacional das Eleições Diretas, esteve em Roraima acompanhando o pleito e representando a Associação de Magistrados Brasileiros.